Educação

Quase dois anos: Prestes a realizar concurso, obra do IFAL Arapiraca continua paralisada

 Construtora vencedora da licitação teve contrato anulado devido problemas técnicos

30/08/2011 10h10
Prestes a realizar mais um concurso público, o Ifal, em Arapiraca, ainda é um sonho para centenas de estudantes. A assinatura da ordem de serviços para início das obras do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Alagoas (Ifal) ocorreu há quase dois anos, precisamente no dia 26 de outubro de 2009, com a promessa de um novo momento para educação técnica de Arapiraca. Mas o projeto ainda não saiu do papel.

O terreno onde será o Instituto fica ao lado da rodovia AL-110, em uma área de 129 mil metros quadrados. A edificação esta projetada para 5.204.83 metros quadrados do total e havia um calendário para ser entregue em maio de 2010. Mas até hoje a obra não foi concluída.

O campus do Ifal em Arapiraca foi o primeiro a ter a ordem de serviços assinada entre a instituição e o município da região agreste de Alagoas. No entanto, por problemas de ordens técnicas junto à construtora vencedora da licitação, falta de recursos e desumprimento do calendário da obra, o contrato foi anulado, o que inviabilizou a sequência das obras e, consequentemente, motivou a abertura de um novo processo licitatório que até o momento não foi concluído.

No local da obra existe uma parte do prédio edificada, onde o mato já tomou conta. A estrutura esta sofrendo com a erosão provocada pelo tempo, o alojamento construído foi derrubado e no local não há sinais que a obra seja retomada em breve.

Os alunos que realizaram o processo seletivo hoje estudam em um prédio improvisado pela prefeitura municipal de Arapiraca, que visando ajudar a entidade, conseguiu um espaço para que os alunos e profissionais não fossem prejudicados.

Ainda em março deste ano, houve uma reunião entre o reitor do Ifal e a deputada federal Célia Rocha, que contou ainda com a presença do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifal, José Carlos Pessoa, do diretor do Campus Arapiraca, Fábio Ribeiro e do diretor de Ensino, Marcos Serafim, além de assessores da deputada, a fim de avaliar a construção do Campus do Ifal em Arapiraca, mas até o momento nada foi definido.