Alagoas

Advogados vão pedir que prefeita despache da cadeia

<br />

13/09/2011 15h03
Os advogados da prefeita de Anadia, Sânia Tereza (PT), estiveram no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ), no início da tarde desta terça-feira (13), para tratar da atividade da prefeita como chefe do Executivo enquanto ela estiver presa. Raimundo Palmeira e Aldemar Motta irão propor que Sânia realize seus atos de gestora pública na prisão.

Segundo Palmeira, os advogados não conseguiram falar com o presidente do TJ, o desembargador Sebastião Costa Filho, que estava ausente. Eles sugerem que Sânia seja transferida a para uma carceragem militar – a do Corpo de Bombeiros, por exemplo –, onde a prefeita poderá exercer sua função normalmente. Sânia foi presa nesta segunda-feira (12), acusada de ser a mandante do assassinato do vereador Luiz Ferreira, ocorrido no último dia 3.

“Ela está no cargo e, se as condições de trabalho não forem resolvidas, uma série de transtornos administrativos começarão a acontecer”, frisou o advogado Rodrigo Marinho, que também trabalha na defesa da prefeita. “Será um problema quando chegar a data de pagamento dos funcionários, por exemplo”.

Sânia Tereza segue no exercício do mandato e só pode ser afastada do cargo, de acordo com Raimundo Palmeira, por meio de uma decisão do pleno do Tribunal de Justiça. Caso isso ocorra, o vice-prefeito da cidade, José Augusto (PPS), assume a função.

Depoimentos

A Polícia Civil (PC) informou que a prefeita e seu marido ainda não prestaram depoimento. Segundo a assessoria de comunicação da PC, o depoimento do cabo Cláudio Magalhães, primo da prefeita e acusado de executar o vereador, foi realizado na tarde desta segunda-feira.

Os advogados afirmam que ainda não tiveram acesso ao decreto de prisão da prefeita e seu marido, Alessander Leal. Segundo eles, para formular um pedido de habeas corpus é necessário ter o documento em mãos. “Precisamos conhecer os argumentos, além de anexar o decreto ao pedido de habeas corpus”, explica Palmeira.
Angustiada

 
“Ela está muito angustiada por ser acusada por ser acusada de um crime, o qual não cometeu”, citou o advogado Rodrigo Marinho, que passou parte da manhã visitando à prefeita, no Presídio Feminino Santa Luzia. Segundo ele, Sânia está bem instalada em uma cela especial, por ter nível superior.

Já seu marido, Alessander Leal, está mais preocupado com a situação da esposa, de acordo com Rodrigo Maranhão. Alessander também foi detido, acusado pela autoria intelectual do crime junto com a esposa, e está recolhido na Casa de Custódia de Maceió, mais conhecida como Cadeião.