Polícia
HGE implanta tratamento avançado para recuperação de queimados
09/11/2011 14h02
Um novo tratamento implantado esta semana no Hospital Geral do Estado (HGE) vai otimizar a recuperação de pacientes queimados e vítimas de traumas. O primeiro paciente beneficiado foi uma criança de dez anos, internado há quase um ano devido a queimaduras de segundo e terceiro grau em 50% do corpo.
A terapêutica consiste na utilização do sistema de Fechamento Assistido a Vácuo (VAC) e da matriz de regeneração dérmica, que promovem a cicatrização e substituição cutânea, respectivamente. Esse tratamento é destinado a lesões com perda de tecidos moles, permitindo a obtenção de área para enxerto.
De acordo com o cirurgião Carlos Alberto Gomes, diretor do HGE, essa tecnologia poderá salvar vidas e garantir mais conforto para o paciente durante longos períodos de internação. “O caso do Ryan, primeiro paciente beneficiado, foi emblemático e nosso intuito é expandir essa cobertura de última geração e alto custo para todos os pacientes queimados. Com essa inovação, estamos inaugurando uma nova fase no tratamento de queimados em Alagoas”, destacou.
O diretor salientou que esse tratamento não está disponível na maioria dos hospitais do País devido seu custo elevado e complexidade. “O HGE está dando um salto de qualidade na assistência aos usuários do SUS, posicionando o Estado com um dos centros de referência na área”, assegurou Carlos Alberto Gomes.
Na terça-feira (8), Ryan Rivaldo iniciou a terapia VAC - curativo avançado de sistema a vácuo com pressão negativa – e deverá permanecer com o curativo por 15 dias, com trocas programadas a cada 72 horas. Fernando Gomes, cirurgião plástico que realizou o procedimento, explicou que após a retirada dos curativos nas lesões será posicionada uma matriz regeneradora que propiciará uma base para o autoenxerto.
“Essa matriz tem padrão internacional e fica posicionada de 25 a 45 dias no paciente. Os benefícios são inúmeros, principalmente por fechar a lesão, deixando-a livre de exposição a infecções e perda de líquidos. Esse tratamento é de alta tecnologia e representa o que há de mais avançado para recuperação de grandes queimados”, informou o médico.
Treinamento – Para preparar a equipe de enfermeiros sobre o sistema VAC, a enfermeira Bárbara Cunha, da empresa responsável pela comercialização do produto, ministrou uma palestra demonstrando as indicações e benefícios da terapia. O VAC está indicado para feridas crônicas, diabéticas, úlceras de pressão e traumáticas.
Entre os benefícios estão a formação de tecido de granulação e cicatrização; aplica uma pressão negativa controlada e local uniformemente no leito da ferida; auxilia a remover o fluido intersticial permitindo à descompressão do tecido; ajuda a remover o material infeccioso; promove um ambiente de cicatrização úmido e a sobrevivência de enxertos e retalhos.
A bioquímica Roselene Ferreira, da empresa responsável pela matriz de regeneração dérmica, também está no HGE para acompanhar o Ryan e orientar a equipe multiprofissional. A matriz é feita a partir de origem bovina, com camadas de colágeno e silicone.
Últimas notícias
vírus Nipah
OMS confirma morte por vírus Nipah em Bangladesh
fatalidade
Adolescente que apanhou do piloto Pedro Turra morre em hospital do DF
colisão
Idoso fica ferido após colisão entre carro e bicicleta na BR-316, em Santana do Ipanema
crime ambiental
Ibama multa Petrobras em 2,5 milhões por vazamento na Foz do Amazonas
violência
Professora é assassinada a facadas por aluno dentro de faculdade
prévias carnavalescas
Pinto da Madrugada começa a tomar conta da orla e deve arrastar multidão em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
defesa
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
ordem de serviço
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
mais obras
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
TRÂNSITO
Bloco carnavalesco altera trânsito na Pajuçara neste domingo
improbidade administrativa
