Alagoas
Alagoas debate sobre a implantação de flúor na água potável
16/11/2011 14h02
Para discutir a importância de flúor na água potável de Alagoas para redução de cárie dental, a segunda edição do Fórum de Fluoretação das Águas de Abastecimento Público do Estado de Alagoas (Fluoral) reúne nomes importantes no cenário estadual e nacional para debater a real situação da Saúde Bucal dos alagoanos. O evento será realizado na segunda-feira (21), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
O Fórum, que prossegue na terça-feira (22), é um evento científico que vai discutir a efetivação do método de fluoretação das águas nos municípios do Estado de Alagoas. Com o objetivo de conscientizar gestores públicos, profissionais afins e todos os setores envolvidos no processo, o encontro visa discutir uma reflexão sobre as políticas e práticas presentes e futuras na qualidade, distribuição geográfica e fluoretação das águas, criando condições de sua implantação e implementação no Estado e contribuindo para a significativa redução do ataque da cárie dental na população alagoana.
Participam do Fórum, Gilberto Pucca, coordenador Nacional de Saúde Bucal; o professor Paulo Capel (USP) e consultor do Ministério da Saúde; o professor Fábio Correia Sampaio (UFPB); o engenheiro Álvaro José Menezes da Costa, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes); o professor Marco Manfredini (USP); o professor Jaime Cury (Unicamp); a professora Nilcema Figueiredo (UFPE CECOL); o professor Natanael Barbosa dos Santos (Ufal); e a diretora da Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau/AL, a engenheira ambiental Maria Elisabeth Vieira da Rocha.
Também estarão presentes representante da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), que vai abordar sobre a experiência de implantação do sistema de fluoretação das águas no Estado de São Paulo; e representante do Ministério Público, que vai explicar sobre os aspectos legais da fluoretação das águas.
APOIO – A estratégia para redução de cáries dentárias a partir da implantação de flúor no sistema de abastecimento de água do Estado foi o assunto discutido entre o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Hildeberto Lins, e o gerente de Saúde Bucal da Atenção Básica, Paulo Sérgio Moreira, em reunião no dia 20 de outubro. Na ocasião, Toledo destacou a importância da estratégia e garantiu o apoio para que a iniciativa seja implantada em Alagoas.
Através da resolução nº 026, de 5 de outubro de 2011, ficou determinada a decisão do Conselho Estadual de Saúde em apoiar o Fluoral, cobrando, junto ao Governo do Estado de Alagoas, o cumprimento da legislação, com adoção de medidas jurídicas e administrativas para a implantação do flúor nas águas de abastecimento público em todos os municípios alagoanos.
O fórum é uma realização do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas, com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia/AL e Academia Alagoana de Odontologia. O evento tem o patrocínio da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, Conselho Federal de Odontologia (CFO), Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e Universidade Federal de Alagoas.
O projeto da Fluoretação em Alagoas
O Conselho Regional de Odontologia, em parceria com a Saúde e a Casal, analisa três vertentes para implantação do flúor nas estações de abastecimento de água: os números da cárie dental em Alagoas, a distribuição geográfica da água no Estado e a viabilidade técnica do sistema.
“O flúor na torneira é o maior veículo da saúde oral. É o método mais seguro, prático, econômico e democrático. Sem risco nenhum para a saúde, a fluoretação apenas beneficia a saúde em geral”, explicou Hildeberto Lins, sobre o trabalho de resgate do direito de cidadania, um impositivo legal presente na Lei 6.050/74.
FLUORETAÇÃO – Tecnologia de Saúde Pública recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e por todas as entidades odontológicas e de saúde coletiva do Brasil, a fluoretação é empregada desde 1945 para prevenção da cárie dentária, utilizando a água de abastecimento público como veículo para o flúor.
Considerada uma das dez maiores conquistas da saúde pública, principalmente por seu caráter democrático, abrangendo uniformemente a população (de qualquer nível social e econômico), a fluoretação das águas de abastecimento público é uma das principais medidas empregadas na redução dos índices de cárie em todo mundo (MS, 2006).
A programação do II Fluoral
O Fórum contará com a realização de mesa redonda, simpósio, conferências, e exposição de trabalhos em forma de painéis, relacionados ao uso do método de fluoretação das águas, à situação da cárie dental em Alagoas e à distribuição geográfica da água de abastecimento público no Estado de Alagoas.
O Fluoral começa na segunda-feira, 21 de novembro, e apresenta das 8h às 10h, o simpósio Epidemiologia da Cárie Dentária. Das 10h às 12h, acontece a conferência Metabolismo, Mecanismo de Ação e Toxidade do Fluoreto. A partir das 14h o simpósio aborda sobre Fluoretação de Águas do Abastecimento Público. Às 16h, mesa redonda sobre Experiências Estaduais no Uso da Fluoretação das Águas: seus aspectos tecnológicos e impactos sócio-econômicos.
Às 20h, acontece a Abertura Oficial do II Fluoral, com a conferência de abertura “A Fluoretação das Águas de Abastecimento Público como Eixo de Política Nacional de Saúde Bucal” e discute também sobre “As Águas em Alagoas: a visão sócio-política de sua distribuição”.
No segundo dia do evento, terça-feira, 22 de novembro, das 8h às 10h, acontece o simpósio sobre Distribuição Geográfica da Água no Estado de Alagoas. A partir das 10h, a conferência discute sobre O Canal do Sertão: sua viabilidade técnica e econômica como veículo de saúde.
No período da tarde, o simpósio é sobre Sistemas de Fluoretação das Águas. Das 16 às 18h, a mesa de debate aborda sobre Implicações Legais e Sócio-Econômicas do Não Emprego do Flúor nas Águas de Abastecimento Público em Alagoas – o papel das entidades de defesa de cidadania.
A importância do Fluoral para a vigilância da qualidade da água para consumo humano em Alagoas
A Vigilância em Saúde Ambiental pretende, durante o fórum, ampliar a divulgação da necessidade da fluoretação como medida de saúde pública, como um alerta sobre a necessidade de cumprimento pelas concessionárias e permissionárias de abastecimento de água, da legislação federal.
“A adequação dos teores de flúor e a variabilidade de critérios utilizados para aferir a qualidade do componente dificultam a tomada de decisão, segundo bases técnicas do trabalho da vigilância, visto que, no tratamento hídrico, a ausência temporária ou a variação de flúor na água de abastecimento não torna a água imprópria para consumo”, explicou a engenheira ambiental Maria Elisabeth Vieira da Rocha,
Ainda segundo a engenheira, o debate vem em momento oportuno, pois está para ser publicada a revisão da portaria MS 518/2004, referente a procedimentos relativos à vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano. As inscrições para o Fluoral podem ser realizadas no site http://www.croal.org.br/fluoral/
Últimas notícias

Violência Doméstica
Homem é preso após agredir companheira e apontar arma contra filha de 4 anos em Marechal Deodoro

Débitos
Mulher é presa após quebrar computador em agência da Equatorial no Centro de Maceió

Zona Azul
Prefeito Luciano encaminha Projeto de Lei da Zona Azul à Câmara de Arapiraca

Inovação
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca

Investigação
Rapaz morto em carro carbonizado era investigado por participação na morte de amigas na Barra de São Miguel

Violência doméstica
Homem ateia fogo em roupas e quebra portas após não aceitar fim de relacionamento em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
em rio largo
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Em flagrante
Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

investigação
Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

17 ANOS
Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo

VIOLÊNCIA