Educação

Uneal e Cesmac podem ser descredenciados pelo MEC

Treze centros de ensino de Alagoas tiveram notas insatisfat&oacute;rias<br />

Por Assessoria 17/11/2011 18h06
O Diário Oficial da União trouxe na edição desta quinta-feira (17) uma lista de 680 instituições de ensino superior que foram reprovadas pelo Ministério da Educação. Em Alagoas, treze centros de ensino tiveram notas insatisfatórias e podem ser descredenciados pelo governo federal. Entre as reprovadas estão instituições que são referência no Estado, como o Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

O ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) traz notas de 1 a 5. A instituição com médias entre 1 e 2 são as reprovadas. O índice leva em conta a nota dos alunos no Enade e indicadores como infraestrutura física da faculdade e qualidade do corpo docente.

Os 13 centros de ensino superior de Alagoas tiveram nota 2 e foram reprovados: Centro de Ensinos Superiores de Maceió (CESMAC); Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Penedo (FCSAP); Faculdade de Formação Profissional de Penedo (FFPP); Faculdades de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (FAMA); Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT); Faculdade Figueiredo Costa (FIC); Faculdade Ciências Jurídicas de Alagoas (FCJAL); Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Faculdade São Vicente; Faculdade da Cidade de Maceió (FACIMA); Instituto de Ensino Superior de Alagoas (IESA); Instituto de Ensino Superior Santa Cecília (IESC) e Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca (CESAMA).

Três instituições não conseguiram pontuação segundo avaliação do MEC: O Instituto Batista de Ensino Superior (IBESA), a Faculdade Raimundo Marinho e a Faculdade Alternativa de Ensino Superior do Agreste (FAESA).

Apenas uma instituição de ensino que atua em Alagoas está entre as 158 que tiveram nota 4 ou 5. Com esse índice, essas faculdades poderão ter autorização automática para a abertura de novos cursos em tramitação no MEC, sem necessidade de visitas. A Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) que conseguiu o conceito 4.

Outras seis instituições foram bem avaliadas e conseguiram nota 3. A lista traz Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Faculdade de Alagoas (FAL); Faculdade de Administração de Alagoas (FAA); Faculdade Maurício de Nassau e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).