Polícia

Fiscais da Vigilância Sanitária de AL, SE e AM participam de curso

<br />

Por Assessoria Sesau 22/11/2011 08h08
* Durante esta semana, cinquenta fiscais da Vigilância Sanitária de Alagoas, Sergipe e Amazonas participam de curso de Hemodiálise, no hotel Maceió Mar. A capacitação é uma ação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Vigilância Sanitária de Maceió.

O curso, que prossegue até sexta-feira (25), conta com palestras ministradas pelo professor de Nefrologia e técnico da Vigilância Sanitária Estadual do Rio de Janeiro, Reinaldo Chain, além do químico da Anvisa, André Luiz Sinotti, o engenheiro de equipamentos da Anvisa, Camine Máglio Neto e o coordenador da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Jaime Brito.

Para o diretor da Vigilância Sanitária da Sesau, Paulo Bezerra, que proferiu a abertura da capacitação, “é de muita importância fiscalizar os centros de hemodiálise, de acordo com as normas da RDC 154/2006 – que aborda sobre o risco sanitário, equipamentos e qualidade da água – visto que estamos falando da saúde dos pacientes”.

O curso tem o objetivo preparar o fiscal para atuar no gerenciamento de riscos e qualidade da água utilizada no processo de hemodiálise, que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue, como se fosse um rim artificial. “Reciclar e capacitar os profissionais para atuar na inspeção dos centros de hemodiálise estão entre os objetivos do curso”, afirmou a fiscal da Vigilância Sanitária de Alagoas, Márcia Maria Alves.

“Em Alagoas, o trabalho de inspeção das atividades de hemodiálise é realizado em Maceió, Arapiraca e em Palmeira dos Índios. Nessas cidades o trabalho já é descentralizado e a fiscalização é feita pelo próprio município. Em São Miguel dos Campos, a descentralização está em fase de implantação e a inspeção ainda é feita pelo Estado”, explicou Márcia Alves.

O mestre em Nefrologia e técnico da Vigilância Sanitária Estadual do Rio de Janeiro, Reinaldo Chain, proferiu a primeira palestra do curso, que abordou sobre “As funções dos rins e as doenças renais”. Ele também explicou o tema “Modalidade de Tratamento – Diálise Peritoneal e Hemodiálise”.

Programação – Na terça-feira (22), o tema abordado por Reinaldo Chain será Legislação Sanitária e Análise de Risco – Dados de Mortalidade e Morbidade. Já na quarta-feira (23), das 8h30 às 11h30, no Hospital Universitário (HU), os participantes do curso irão passar por uma aula prática sobre Inspeção em Hemodiálise. De 13h30 a 17h30, também no HU, a aula prática será sobre Inspeção em Hemodiálise.

Quinta-feira (24), às 8h30, o químico e técnico da Anvisa, André Luiz Sinotti, irá falar sobre “A Qualidade da Água”. Em seguida, ele irá mostrar o papel do Laboratório Central (Lacen) na Análise de Água para Hemodiálise e, às 13h30, o engenheiro de equipamento da Anvisa, Carmine Máglio Neto, realiza palestra sobre os Equipamentos de Hemodiálise.

Na sexta-feira (25), às 8h30, o coordenador da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Jaime Brito, abordará o tema “Coleta de Água para Hemodiálise” e, às 13h30, no HU, os técnicos das Agências Sanitárias Municipais irão passar por uma aula prática. Paralelamente, também será ministrada uma aula prática sobre Equipamentos para Hemodiálise.

Tratamento - A hemodiálise é o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a ureia. É uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.