Alagoas

Profissionais são capacitados para trabalhar no setor turístico

Empresas ligadas ao turismo receberam 126 currículos de profissionais capacitados pelo programa Qualifica Alagoas

Por Agência Alagoas 03/12/2011 13h01
O trade turístico aprovou a entrega de 126 currículos dos profissionais que foram capacitados pelo programa Qualifica Alagoas nas áreas que atendem as demandas do setor. A entrega aconteceu na tarde desta sexta-feira (02), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Entidades, associações de classe e sindicatos receberam do secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Herbert Motta, e da secretária do Turismo, Daniele Novis, os currículos digitalizados e que já estão dispostos no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

O secretário Herbert Motta demonstrou a felicidade de apresentar os resultados do Qualifica Alagoas ao trade turístico e pediu a parceria do segmento para que o Governo do Estado consiga atender ao objetivo do programa, que é qualificar e inserir.

“Esse é o primeiro passo de um programa estadual que pretende qualificar mais de 67 mil jovens entre 16 a 29 anos até 2014. Não tínhamos recursos próprios para qualificação e o governador Teotonio Vilela abraçou a causa e implantou o Qualifica Alagoas, a maior ferramenta da inclusão em termos de política estadual para tirar as pessoas da pobreza. O setor turístico talvez seja a ferramenta que tem maior capilaridade do ponto de vista da inclusão, porque não se restringe ao setor hoteleiro, bares e restaurantes, e sim faz a diferença da ambiência”, considerou Motta.

O Qualifica Alagoas foi lançado pelo governador Teotonio Vilela dia 18 de agosto deste ano, por meio da portaria 068 da Seteq para atender a nove eixos com cursos de qualificação mediante as oportunidades para inserção imediata no mercado de trabalho. Estão envolvidas no processo as secretarias do Trabalho, Turismo, Paz, Mulher, Agricultura, Articulação, Defesa e Assistência Social, Planejamento e Orçamento, Ciência e Tecnologia e Comunicação.

Entre os contemplados com o programa, estão trabalhadores cadastrados no Sine, populações tradicionais étnicas, como os quilombolas, trabalhadores em ocupações tradicionais (pescadores, artesãos, marisqueiras), mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade, dependentes químicos e portadores de deficiência.

O Qualifica Alagoas oferece cursos de camareira, eletricista, instalador predial, eletromecânica, frentista, garçom, mecânica industrial, mecânica de bombas, pedreiro, porteiro de condomínio e segurança no trabalho, recepcionista em meios de hospedagem, técnicas de vendas com repositor estoquista, torneiro mecânico e transformação de polímeros.

De acordo com a secretária Daniele Novis, em maio deste ano o secretário Herbert Motta apresentou o programa de qualificação da Seteq e solicitou as demandas do turismo, as quais foram sugeridas pelo setor, por meio da Câmara de Qualificação Profissional do Fórum Estadual de Turismo. “Para nós do Governo de Alagoas é importante mostrar que os projetos tem início, fim e resultados”, destacou Novis.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Glênio Cedrim, o turismo passa por um crescimento no número de leitos e na geração de empregos diretos, indiretos, em toda a cadeia produtiva, seja no bar, no restaurante, no hotel ou na agência. “E quanto mais se capacitar, melhor a atividade funciona”, assegura.

Segundo o diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL), Nado Freire, a ação é muito importante, já que uma das principais deficiências do setor é a falta de mão de obra qualificada. E já deixou uma boa notícia: “semana que vem nós vamos ofertar cinco vagas”, garantiu.

Para a diretora do Sindicado dos Bares, Restaurantes e Hotéis, Eliete Moraes, o mercado de trabalho dispõe de vagas. “Temos muitas vagas, só não tínhamos profissionais qualificados. O turismo está crescendo e eu espero que ações como essas aconteçam continuadamente”, afirmou. A diretora do turismo do Sebrae Alagoas, Vanessa Fagá, confirmou que a ação deve ser continuada e acrescentou que os empresários também devem receber capacitação.

De acordo com o presidente do Sindicato de Guias de Turismo de Alagoas (SINGT-AL), Henrique Dantas, a preocupação do governo em capacitar profissionais para o setor é muito importante. “O turismo é uma atividade dinâmica e que prima pela excelência no atendimento, a entrega dos currículos só favorece o trade em absorver e aprimorar seu quadro de profissionais”.