Mundo

Especialistas investigam se refrigerantes podem causar câncer

Associação Americana garante que o corante de caramelo é seguro

11/03/2012 12h12
Especialistas investigam se refrigerantes podem causar câncer
Pesquisa feita nos Estados Unidos por um grupo de defesa do consumidor está dando o que falar e mexendo com o mercado mundial de bebidas. O estudo mostrou que a substância de nome 4-metil imidazol, utilizada em corantes dos principais refrigerantes de cola do mundo, pode causar câncer.

Estaria relacionada com casos da doença em testes feitos com animais, mas o órgão de saúde americano que avalia o caso quer analisar as coisas com calma e não demonstra preocupação. Avalia que para receber a mesma dose da substância usada nas experiências, uma única pessoa deveria beber mais de mil latinhas de refrigerante por dia.

A Associação Americana de Bebidas já se posicionou e disse que estudos feitos no mundo todo consideram o corante caramelo seguro para o uso em alimentos e bebidas. No Brasil, a Coca Cola, líder de mercado, disse que segue todas as normas determinadas pelo Governo.

Por aqui, o 4-metil imidazol é permitido em doses máximas de duzentos miligramas por quilo. Os testes feitos com ratos, que apontaram reações no fígado e no pulmão, por exemplo, utilizaram doses de quase quatrocentos miligramas.