Brasil

Formação de pastagens pode ser feita com técnica de zoneamento

O sistema de consulta de zoneamento agroclim&aacute;tico de pastagens &eacute; uma maneira de facilitar a visualiza&ccedil;&atilde;o<br />

Por NR 24/03/2012 07h07
Pecuaristas e técnicos de extensão rural podem saber quais as regiões aptas e, nessas áreas, quais as melhores épocas para o plantio de capins. O sistema de consulta de zoneamento agroclimático de pastagens é uma maneira de facilitar a visualização, entender a situação em que se encontra a propriedade e quais os melhores períodos para o plantio. Com esse instrumento o interessado recorre aos mapas onde são apontadas as áreas favoráveis para plantio.

Nos estados de São Paulo e Minas Gerais, essa tecnologia já vem sendo aplicada para o plantio da braquiária Marandu consorciada com milho e sorgo. A orientação de épocas mais favoráveis para o seu plantio no sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) é dada por municípios e por decêndios, ou seja, de 10 em 10 dias. Além da cidade e dos decêndios, o levantamento inclui até três diferentes tipos de solo: arenoso, de textura média e argiloso. O sistema de produção ILP possibilita a produção de grãos, leite e carne de alta qualidade a custos altamente competitivos.

O zoneamento agroclimático do Marandu foi desenvolvido por seis centros de pesquisa da Embrapa: Cerrados (Brasília, DF), Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), Informática Agropecuária (Campinas, SP), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), Gado de Corte (Campo Grande, MS) e Gado de Leite (Juiz de Fora, MG). O zoneamento é um sistema de consulta gratuito disponível no site da Embrapa Pecuária Sudeste.