Economia

Adesão ao programa Garantia Safra segue até o dia 30 de abril

Agricultores que j&aacute; se inscreveram devem retirar o boleto de pagamento<br />

Por Agência Alagoas 13/04/2012 23h11
Adesão ao programa Garantia Safra segue até o dia 30 de abril
Os agricultores que se inscreveram no Garantia Safra têm até o dia 30 de abril para fazer o pagamento do boleto, no valor de R$ 6,80 e, assim, garantir adesão ao programa. Em caso de perda da plantação provocada por seca ou excesso de chuvas, eles podem receber um seguro no valor de R$ 680.

Para isso, devem se dirigir às Secretarias Municipais de Agricultura, onde retiram o boleto, e fazer o pagamento nas Casas Lotéricas. Em Alagoas, 25 mil agricultores de 35 municípios estão inscritos no programa. “Mas, para garantir a adesão, todos eles devem pagar o boleto, que equivale a 1% do valor do seguro”, enfatizou o coordenador do Garantia Safra em Alagoas, José Antônio dos Santos.

O programa está disponível para as culturas de feijão, milho, arroz, algodão e mandioca, desde que cultivados nas regiões Agreste, Bacia Leiteira, Médio e Alto Sertão do Estado. “É melhor quando o agricultor consegue plantar e colher, afinal, ele está produzindo alimento para sua família e para quem vive na cidade. Mas, se houver perda, é importante que ele tenha esse seguro”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.

Segundo ele, a secretaria colocou os técnicos extensionistas para orientar os produtores na inscrição e também para adesão ao programa, por esse motivo a quantidade de inscrições foi o dobro do período anterior, que atingiu pouco mais de 12 mil inscritos. “Outra ação é mobilizar as prefeituras, afinal, além dos agricultores, prefeitos e o Governo do Estado devem fazer a adesão. Conversamos com os gestores municipais, que estão sensibilizados para isso. Por determinação do governador Teotonio Vilela, o Estado também adere ao programa todos os anos”, enfatizou Dantas.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-3668, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou nos escritórios locais da Seagri no interior.