Brasil

Nova semente de cupuaçu já é muito procurada pelos produtores

A cultivar foi lan&ccedil;ada no &uacute;ltimo m&ecirc;s de mar&ccedil;o pela Embrapa Amaz&ocirc;nia Oriental<br />

Por NR 04/06/2012 07h07
Cerca de 30 mil sementes da cultivar de cupuaçu, BRS Carimbó serão disponibilizadas este ano para os produtores rurais. A cultivar foi lançada no último mês de março pela Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, e é a mais nova opção para os produtores. A principal característica da BRS Carimbó é a média resistência à vassoura-de-bruxa, doença que limita em muito a produção do cupuaçuzeiro na região amazônica.

A vassoura-de-bruxa é causada pelo fungo Crinipellis perniciosa, que se desenvolve nos galhos do cupuaçuzeiro e ativa o crescimento de brotos e galhas, podendo levar a planta à morte. Com o controle da doença, por meio de podas fitossanitárias, o produtor pode ficar seguro quanto à produção, pois a resistência da nova cultivar minimizará a médio prazo o risco de uma epidemia da doença no pomar.

A cultivar, resultante da seleção e do cruzamento de 16 clones de cupuaçuzeiro, apresenta, ainda, características agronômicas semelhantes ou superiores às de outras cultivares existentes no mercado. Além disso, ela apresenta ótima produção de frutos, que são de tamanho médio a grande, fazendo com que eles tenham boa aceitação tanto na indústria quanto no mercado de fruta in natura.

Os frutos da cultivar servem tanto para a produção de polpa, cujo rendimento é alto se comparado com as outras cultivares, quanto para a produção de amêndoas, que podem ser extraídas para a produção de óleo, empregado na indústria de cosméticos.

Para comprar as novas sementes de cupuaçu os produtores devem procurar o escritório da Embrapa Transferência de Tecnologia – Escritório de Negócios da Amazônia, Rodovia AM-010, km 29 - Estrada Manaus-Itacoatiara, em Manaus, AM. Ou pelo telefone Telefones: (92) 3303-7886/7848.