Alagoas

Prefeitura não paga conta de energia e faz ligação clandestina

De acordo com a Eletrobras, a prefeitura de São José da Lage tem dívida milionária

20/06/2012 18h06
Prefeitura não paga conta de energia e faz ligação clandestina
Da redação, com assessoria

A prefeitura de São José da Lage e mais cinco prédios públicos tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso no início do mês de junho. A Eletrobras Distribuição Alagoas, na época, havia divulgado apenas o corte, mas não o motivo da suspensão. Nesta quarta-feira (20), a empresa informou que além da prefeitura do município estar com uma dívida acumulada em mais de R$ 1,4 milhão, o município fez uma ligação clandestina para continuar com energia nos prédios - popularmente conhecida como "gato".

A Eletrobras informou que havia um acordo em dezembro de 2011 entre a empresa e a prefeitura para o parcelamento da dívida, porém, o município não vem arcando com o pagamento, mesmo tendo desconto de 50% nos juros e isenção total de correção monetária. Por meio da assessoria, a empresa disse que as parcelas são pagas desde o mês de fevereiro. Até o momento, somam-se aproximadamente R$ 74 mil de faturas em atraso.

O fornecimento de energia foi suspenso na Sede da Prefeitura, Mercado da Carne, Mercado do Feijão, Matadouro e Garagem Municipal. Ao invés de efetuar o pagamento – para que a energia fosse religada – , em 11 de junho, o município fez uma autorreligação clandestina em todos os prédios que sofreram corte.

No mesmo dia, a distribuidora enviou equipes de corte para retirar as ligações irregulares. A empresa afirmou que lamenta a situação e que está agindo de acordo com a lei e com os prazos de corte previstos na Resolução Normativa 414/2010. A distribuidora disse, ainda, que continuará empreendendo todos os esforços para fazer valer o direito de ser remunerada pelo serviço energia elétrica prestado à Prefeitura de São José da Lage.