Alagoas

Eletrobras combate furto de energia em restaurantes de Maceió

Visitas terão acompanhamento da Polícia Militar 

23/10/2012 18h06
Eletrobras combate furto de energia em restaurantes de Maceió
A Eletrobras Distribuição Alagoas continua inspecionando os estabelecimentos comerciais de Maceió. Agora a Empresa fez um levantamento dos restaurantes da cidade e pretende visitar todos. Esta ação é mais uma estratégia da Eletrobras para combater o furto de energia elétrica em “consumidores notáveis”, ou seja, aquelas unidades que tendem a gastar mais energia pelo tipo de negócio, como hotéis, motéis, pousadas, farmácias, bares, academias, entre outros.

Inicialmente, as equipes estão verificando restaurantes considerados de grande porte e que apresentaram um consumo de energia muito abaixo do previsto, em função dos equipamentos utilizados. Até o momento, foram inspecionados e autuados 24 estabelecimentos, localizados na orla de Maceió. “A Polícia Militar está acompanhado a Eletrobras em algumas dessas inspeções, já que se trata de um ilícito” disse Givanildo Duarte, gerente do Departamento de Medição e Fiscalização da Eletrobras.

Os trabalhos também estão sendo realizados à noite, quando a empresa participa de uma operação coordenada pela Polícia Militar, intitulada de “Saturação de área”. Esta operação visa identificar e coibir crimes em estabelecimentos noturnos de Maceió, entre eles o de furto de energia. A operação conta com a parceria de órgãos como o Detran, Conselho Tutelar, SMTT e SMCCU. “Nessas fiscalizações noturnas, os locais são escolhidos pela PM e os órgãos parceiros atuam de acordo com a sua competência. A atribuição da Eletrobras é verificar se o estabelecimento está furtando energia”, afirmou Givanildo.

Segundo Givanildo, esse trabalho em parceria com a polícia Militar tem colaborado na identificação das irregularidades. “O combate ao furto de energia é um dos principais desafios da Eletrobras. A empresa perde anualmente 117 milhões em perdas comerciais. Sem contar que o Estado deixa de arrecadar aproximadamente 25 milhões de ICMS”, completou.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de um a quatro anos de prisão. As denúncias podem ser feitas à Eletrobras, gratuitamente, pelo telefone 0800 082 0196. Não é preciso se identificar.

Fonte: Com assessoria