Polícia

Ministério da Saúde investe em prevenção da saúde bucal

S&atilde;o 22 mil equipes em cinco mil munic&iacute;pios do pa&iacute;s<br />

Por MS e Assessoria 30/10/2012 09h09
Ministério da Saúde investe em prevenção da saúde bucal
O programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, foi lançado em 2004 e aumentou o acesso da população ao tratamento dentário. A prova disso é o alcance do programa. Já são 22 mil equipes de saúde bucal distribuídas em cinco mil municípios do País.

O dentista Lourenço de Holanda Sá faz parte de uma dessas equipes. Ele trabalha no Programa Saúde da Família em Mangabeira, bairro de João Pessoa. Lourenço conta que a equipe de saúde bucal chega a atender 85% do bairro da capital paraibana. Segundo Lourenço, os casos mais graves são encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas, os CEOS. A equipe também vai na casa do paciente quando ele não pode ir à unidade de saúde.

"Além de ter uma cobertura grande, aqui oferece tanto a atenção básica que é a parte de restauração, periodontia e tem o Ceo, hoje a gente tem três Ceos em João Pessoa, que garante também a parte de canal que é a endodontia, de periodontia, cirurgia, prótese que a gente tem também laboratório de prótese e a gente também procura fazer a busca dos usuários que costumeiramente não vem na unidade, que têm problemas de locomoção, idosos, deficientes físicos, o público infantil também a gente procura nas escolas quando os responsáveis não trazem, a gente faz também a busca ativa dessas pessoas," diz o dentista.

O dentista Lourenço de Holanda Sá lembra que investir na prevenção é tão importante quanto ter acesso ao tratamento. "O trabalho hoje do Saúde da Família em relação a saúde bucal vai além do acesso. Acho que realmente é a questão do cuidado, de conseguir garantir não só o acesso, mas a continuidade, conseguir trazer saúde para o usuário. Hoje, a gente tem a realidade de tentar mudar um pouco a questão das extrações, das cirurgias fazendo com que o paciente tenha realmente maior qualidade em relação a sua saúde bucal," finaliza.

Só em 2011, foram realizados 150 milhões de atendimentos odontológicos na rede pública. Até 2014, o ministério da Saúde vai investir cerca de três bilhões e meio de reais para aumentar o número de equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas.