Lacen vai investigar intoxicação por veneno em União e Igreja Nova
Mutirão para detecção de envenenamento este mês
Por Assessoria05/11/2012 14h02
Compartilhe
Divulgação
O Laboratório Central de Alagoas (Lacen), por meio do Projeto de Detecção da Intoxicação por Veneno, realiza uma série de atividades em União dos Palmares e Igreja Nova, com o objetivo de elaborar um levantamento sobre o índice de intoxicação dos trabalhadores rurais que têm contato diário com venenos no ambiente laboral.
As ações iniciam nesta quarta-feira (7), no município de União dos Palmares, onde será realizado um mutirão para coleta de sangue dos trabalhadores rurais. Segundo o responsável pelo setor de Intoxicações Exógenas do Lacen, Jair Fae, a medida visa identificar se as intoxicações são agudas ou crônicas.
Já no próximo dia 21, o mutirão irá ocorrer na zona rural de Igreja Nova. “Em parceria com as prefeituras, a ação vai contar ainda com a realização de exame para detecção da diabetes por meio da glicemia capilar”, informou Jair Fae.
Com esta iniciativa, ainda de acordo com ele, o Lacen irá prevenir e detectar intoxicações por organofosforados e carbamatos. Para isso serão realizados exames Colinesterase Eritrocitária e Colinesterase Plasmática.
Dados - A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, aproximadamente, três milhões de pessoas são intoxicadas por ano em decorrência da utilização de agrotóxicos. Cerca de 500 milhões de pessoas são expostas a substâncias tóxicas anualmente, sobretudo os trabalhadores rurais. A exposição ocupacional é responsável por 70% dos casos de intoxicação.