Alagoas

Brasil Mais Seguro: Redução de crimes violentos chega a 30% em AL

Balanço aponta para uma queda de 54%  desses crimes na capital

28/11/2012 10h10
Brasil Mais Seguro: Redução de crimes violentos chega a 30% em AL
Alagoas registrou nos primeiros seis meses – junho a novembro deste ano – de funcionamento do Programa Brasil Mais Seguro uma redução do índice de crimes violentos letais intencionais (CVLI) na ordem de 30%, em relação ao mesmo período de 2011. Em Maceió, a redução da criminalidade foi ainda maior: 54%. Com essa queda na curva da violência foram poupadas 132 vidas este mês em todo o Estado, enquanto que em Maceió 111 vidas foram preservadas no período.


O balanço de seis meses do Brasil Mais Seguro foi apresentado nesta terça-feira (27) durante a reunião do GGI- E (Gabinete de Gestão Integrada Estadual), com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.


“Os números referentes ao combate à criminalidade são animadores; vamos manter esse trabalho integrado para que possamos avançar ainda mais”, ressaltou o governador Teotonio Vilela. “Estamos conseguindo reverter a curva da violência no Estado, coisa que há 13 anos parecia impossível de acontecer”, completou o secretário da Defesa Social, Dário Cesar.


“A integração entre as forças de segurança e o Poder Judiciário deve ser mantida no Estado”, disse a secretária Regina Miki, acrescentando que o Brasil Mais Seguro precisa dessa união de forças para que sejam alcançados resultados positivos na redução da criminalidade.


De acordo com o balanço da Defesa Social, em termos de homicídio doloso as estatísticas apontam para uma redução de 14% este ano no Estado, com uma projeção de 2.041 casos, contra 2.359 ocorridos em 2011. Na capital, a queda no número de crimes violentos com intenção de morte chegou a 20% , com projeção de 447 mortes contra 761 registradas no ano passado.


Na reunião, foi apresentado o balanço das ações qualificadas de prevenção e repressão à violência implementadas no Estado relacionadas ao policiamento ostensivo, investigação de homicídios, perícia em local de crime e de combate à violência no trânsito. Segundo a Polícia Militar, este ano foram apreendidas mais de 1.400 armas de fogo, instrumento mais utilizado nos crimes violentos.


Do total de 256 inquéritos instaurados pela Polícia Civil nesse período de seis meses, 57 foram remetidas à Justiça, sendo a maioria (91%) com autoria material. Na área da Perícia Oficial, foi reformulado o convênio com o Laboratório de DNA da Ufal para a realização de 200 exames de vestígios residuológicos.


Reafirmando a parceria entre os governos federal e estadual, a secretária Regina Miki informou que a celebração de convênios com o empenho de recursos ainda este ano para a implantação do sistema de comunicação digital no valor de R$ 32 milhões, reestruturação de delegacias e para o projeto Gênesis. No total, os projetos terão investimentos da ordem de R$ 44 milhões.