Alagoas

Casal estuda perfurar poços para melhorar abastecimento de água em Arapiraca

Medida é emergencial até o início de funcionamento da adutora 

28/12/2012 14h02
Casal estuda perfurar poços para melhorar abastecimento de água em Arapiraca
Arquivo/7Segundos
Da Redação

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) estuda a possibilidade de perfurar poços para melhorar – emergencialmente – o abastecimento de água em Arapiraca. A informação foi passada pelo supervisor de operações da empresa no Agreste, Marcos Antônio Costa. Segundo ele, ainda não há nada concreto, mas biólogos já vieram até a cidade para fazer o levantamento se a medida seria viável.

De acordo com Costa, “não é em todo o lugar que é possível perfurar. Tem que ver se o lugar pode fornecer água boa e em grande quantidade”. Ele destacou que a implantação - que se aprovada pode ter início no primeiro semestre de 2013 - ainda está sendo estudada e é uma medida provisória até a inauguração da Adutora do Agreste, que deve demorar até 18 meses para ser entregue.

Outra possibilidade apontada por Marcos Antônio Costa para a melhora no abastecimento é a construção de um reforço na Adutora. “Ele pode dar um ganho de 30% no provimento de água, o que vai amenizar bastante. O reforço vai aumentar a vazão de água em 200 m³ por hora”, disse o supervisor. Quanto à entrega, ele acrescentou que a Casal ainda não recebeu a obra, mas ela deve ser inaugurada antes da Adutora.

Quanto ao sistema de rodízio - onde alguns locais estavam esperando mais de quatro dias para ter abastecimento -, o supervisor esclareceu que será normalizado nos próximos dias. Marcos Costa explicou que o descontrole do rodízio foi ocasionado por conta do apagão na noite de Natal e de um equipamento da adutora quebrou ocasionaram no atraso do abastecimento.