Mundo

Chávez se reuniu com equipe por horas e está 'enérgico', diz vice

O presidente continua respirando com a ajuda de um tubo traqueal 

23/02/2013 17h05
O presidente Hugo Chávez continua respirando com a ajuda de um tubo traqueal e se comunica com sua equipe de governo "por vias escritas".

"[Chávez] tem a assistência de um tubo para ajudar a respiração e comunicou conosco por diversas vias escritas para nos dar orientações, e por diversas vias de entendimento, fazendo, como vocês sabem, um grande esforço", disse o vice, Nicolás Maduro, em um pronunciamento pela TV feito do hospital militar de Caracas, onde está internado Chávez, às 23h30 de sexta-feira (1h deste sábado, no Brasil).

Mistério de Chávez inclui até andar onde ele está internado

Segundo Maduro, Chávez, que teria demonstrado "um ânimo extraordinário, com um sorriso e os olhos brilhantes", deu "instruções econômicas e sobre outros temas" durante três sessões de trabalho --que teriam durado, no total, cinco horas e meia. "Ele nos comunicou a imensa felicidade por estar na Caracas de seu coração", disse Maduro.

Ao lado de Maduro, estavam o ministro de Ciência e Tecnologia Jorge Arreaza, que é genro de Chávez, o presidente da petroleira estatal PDVSA, Rafael Ramírez, o ministro das Comunicações, Ernesto Villegas, e o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello.

Maduro disse que se tomaram "uma série de decisões muito importantes" durante as três reuniões para enfrentar a guerra contra a moeda venezuelana e os ataques especulativos por parte dos "inimigos do país". As medidas seriam anunciadas nas próximas semanas.

"Nós saímos cheios de sua energia, de sua força", afirmou Maduro.

O vice reforçou os desmentidos do ministro da Comunicação, Ernesto Villegas, sobre boatos que circularam durante a noite no Twitter sobre uma suposta crise de instabilidade política e militar em Fuerte Tiuna, a principal instalação militar da capital.

"Estou na entrada do Hospital Militar. Tudo tranquilo. Assim como em Fuerte Tiuna, segundo notícias de lá. Que viva Chávez!", escreveu Villegas, no Twitter. "Todos os tuítes que propagam rumores provêm do exterior", afirmou Villegas.