Alagoas

Comemoração da emancipação de Arapiraca seria hoje (30), defende Acala

Tradi&ccedil;&atilde;o do 30 de outubro &eacute; citada como erro hist&oacute;rico <br />

30/05/2013 10h10
Comemoração da emancipação de Arapiraca seria hoje (30), defende Acala
Da Redação

A Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala) contesta a data de comemoração da Emancipação de Arapiraca. Tradicionalmente celebrada no dia 30 de outubro, data teria sido adotada por erro histórico, defende a instituição. Durante solenidade na noite desta quarta-feira (29), acadêmico expôs trabalho sobre o assunto.

Poderia ser apenas um detalhe para alguns, mas a questão tem levantado debates e angariado adeptos no cenário político. O deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) defendeu, ontem (31), no Fórum de Arapiraca, que a população arapiraquense conheça essa parte da história da cidade.

Ricardo Nezinho frisou que soube do fato somente durante uma visita à Acala no início deste ano. “O projeto de lei foi assinado pelo então governador de Alagoas, Fernandes Lima, no dia 30 de maio de 1924, o que significa que foi este o dia da emancipação do município que passou a ser comemorado no dia 30 de outubro porque somente nesta data o governador pôde vir à Arapiraca comunicar oficialmente o fato”, explicou.

O membro da Acala, Antônio Carlos Conceição, apresentou o trabalho “Considerações sobre a História de Arapiraca”, no qual contesta o fato de a cidade desconhecer a verdadeira data da emancipação. A equipe da Academia distribuiu ainda cópias do decreto assinado por Fernandes Lima e datado de 30 de maio de 1924.