Alagoas

Vacina antirrábica é aplicada no CCZ de Arapiraca às quartas-feiras

 Cães e gatos devem ser vacinados uma vez por ano

04/06/2013 11h11
 Vacina antirrábica é aplicada no CCZ de Arapiraca às quartas-feiras
 Da Redação

A raiva é uma doença fatal, transmitida ao homem por meio da saliva de animais mamíferos infectados com o vírus. A principal forma de controle é a vacinação de cães, o principal transmissor, e gatos. Em Arapiraca, a doença está controlada, mas os animais de estimação devem ser vacinados uma vez por ano.

A vacina antirrábica é aplicada gratuitamente no Centro de Zoonoses (CCZ) de Arapiraca, todas as quartas-feiras. O órgão funciona das 8h às 18h, na AL – 220, no bairro Canafístula. “A partir de 90 dias de idade, o animal já deve ser vacinado”, frisa o coordenador do CCZ e veterinário, Emanuel Cardoso.

O último caso de raiva humana, no município, ocorreu há cerca de 10 anos e de raiva canina, há quatro anos. “É preciso ficar alerta, pois a principal forma de prevenir é a vacina. ‘Até hoje, não há tratamento para a doença que mata o animal em até oito dias, após a aparição dos primeiros sintomas”, ressalta Cardoso.

Estima-se que Arapiraca possua cerca de 21.400 cachorros e 10.500 gatos. “Não se deve deixar os animais soltos nas ruas. Sempre que sair, deve-se usar a coleira nos cães já que um animal infectado circula cerca de cinco quilômetros depois de ser infectado, podendo transmitir o vírus nesse percurso”, alerta Emanuel Cardoso.

Imagem: Internet