Alagoas

Ministros analisam projeto de duplicação da Via Expressa

Teotonio e Rui também discutiram implantação do VLT

06/08/2013 20h08
Ministros analisam projeto de duplicação da Via Expressa
O governador Teotonio Vilela e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, estiveram juntos em Brasília, nesta terça-feira (06), para uma reunião de trabalho com os ministros dos Transportes, César Borges, de Planejamento, Miriam Belchior, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para discutir três importantes assuntos de mobilidade urbana da capital alagoana: duplicação da Via Expresa, a implantação do projeto Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e continuidade das obras na BR-101.

“Foi uma reunião longa e detalhada com os ministros e técnicos das três pastas, onde colocamos todo nosso projeto. Os ministros garantiram que vão estudá-lo para inserir nossas reivindicações nos projetos de mobilidade urbana do governo federal”, assinalou o governador Teotonio Vilela.

O projeto do trecho sob a responsabilidade do Estrado inclui a duplicação de seis quilômetros da BR-316, a Via Expressa, do trevo da Polícia Federal, até o shopping Pátio, na entrada do Bairro Benedito Bentes, com recursos da ordem de R$ 65 milhões, sendo parte custeada com recursos próprios do Governo do Estado.

Para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, a reunião com os ministros foi muito produtiva. Ele disse acreditar que o governo federal deve colocar a obra em sua carteira de projetos no PAC da Mobilidade Urbana.

“A reunião foi muito boa, quando colocamos a necessidade de duplicar a Via Expressa, com o Estado investindo em parte da obra e o restante do governo federal, e isso já está a caminho. Quem vai ganhar é a população de Maceió”, disse Palmeira.

O prefeito de Maceió disse ainda que os recursos para execução do segundo trecho serão pleiteados junto ao PAC da Mobilidade no Ministério do Planejamento. Ele destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e os benefícios que serão gerados pela obra.

No final da reunião, a ministra Miriam Belchior afirmou que não poderia de imediato anunciar os investimentos no projeto, mas disse estar impressionada com a apresentação e empenho do governador Teotonio e do prefeito Rui Palmeira.

“Fiquei muito impressionada com o projeto apresentado pelo governador Teotonio Vilela e o prefeito Rui Palmeira, que responde plenamente pelos anseios da população da capital, principalmente quanto à mobilidade urbana. Teremos ainda que fazer uma análise criteriosa de todo o projeto para anunciarmos as verbas”, disse a ministra.

Já o diretor-presidente do DER, Marco Vital, disse que a duplicação vai desafogar o tráfego de toda a região, e que o órgão está preparado para tocar a obra.

“O primeiro passo é a municipalização da rodovia e a transferência de responsabilidade para a prefeitura de Maceió, e o próprio ministro dos Transportes, e o pessoal técnico do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte] , assinalaram que darão celeridade ao processo. Tão logo seja concluída a municipalização, a licitação deverá ficar pronta em um período de 60 a 90 dias. Acredito que ainda possamos aproveitar o verão para avançar. O trecho é relativamente curto e até o final de 2014, teremos obra concluída”, explicou Marco Vital.

O projeto final da duplicação da Via Expressa vai compreender um total de 13 km e inclui um corredor exclusivo de ônibus e ciclovia. O primeiro trecho – que vai do Shopping Pátio Maceió até a rotatória da Polícia Rodoviária Federal – será executado pelo Governo do Estado com recursos na ordem de R$ 65 milhões. “É uma obra importante para o desenvolvimento, vai melhorar o fluxo e atender melhor as necessidades da população daquela área de Maceió”, disse Teotonio.

Marcos Vital destacou os benefícios da duplicação para o trânsito na parte alta de Maceió. “A população maceioense, que vive, como em todo o centro urbano, angustiada com o congestionamento, tem um alento importantíssimo, tanto para o primeiro estágio da obra [de responsabilidade do Estado], quanto no segundo momento, em que o município assumirá a responsabilidade de duplicar os outros seis quilômetros”.

BR-101

Questionado sobre a retomada das obras de duplicação da BR-101, Marcos Vital afirmou que há grande expectativa para os próximos meses. “Vimos na reunião empenho muito grande do ministro dos Transportes [César Borges], e do deputado Maurício Quintella, na luta com o governador Teotonio Vilela para que os trechos sejam liberados. Acredito que ainda neste verão possamos ter avanço nas obras de duplicação da BR”, afirmou Marcos Vital.

O governador Teotonio Vilela destacou o empenho de todos pela retomada das obras. “A construtora antiga deixou a obra, mas uma nova licitação já está começando. No mês de setembro, o ministro irá pessoalmente a Alagoas dar a ordem de serviço para o reinício das obras da BR-101. É muito importante aquela duplicação porque o desenvolvimento de Alagoas passa pela duplicação da BR, e o ministro está empenhado em concluir esta obra”, afirmou o governador.