Alagoas

Centro comercial de Arapiraca se transforma em salas de cinema

 

Por Assessoria 14/08/2013 16h04
Centro comercial de Arapiraca se transforma em salas de cinema
Assessoria
De forma inusitada, o centro comercial de Arapiraca se transformou nestas segunda (12) e terça-feiras (13) em salas de projeção audiovisual. Aconteceu, em ambas as noites, o projeto “Cinóia”, vinculado à II Semana do Audiovisual (Seda), que leva o cinema para locais pouco usuais.

Com o apoio da prefeita Célia Rocha (PTB), o evento terá mostras e oficinas gratuitas até o próximo sábado (17), que vê na programação a oportunidade dos arapiraquenses aprenderem mais sobre a Sétima Arte.

A porta da loja Rommanel, na Praça Deputado Marques da Silva, e a concha acústica do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves foram usadas para a exibição do curta-metragem experimental “Mise en Abyme”, de Nerize Portela, e o filme-documentário “Elena”, de Petra Costa, respectivamente.

A escolha da loja para a projeção do “Mise em Abyme” foi o fato de o local um dia abrigar o maior cinema de Arapiraca, o Cine Triunfo, hoje desativado em definitivo. Com o projetor e as caixas de som em cima da carroceria de um veículo, o filme chamou atenção dos transeuntes.

Já na terça (13), a mostra no Mercado do Artesanato reuniu dezenas de interessados no universo do cinema, que se acomodaram no chão da concha acústica do Mercado do Artesanato, e assistiram a “Elena”, um filme reflexivo e poético.

Para o designer Allan Carlos Correia, a experiência foi algo inédito. “Eu nunca havia visto uma película ao ar livre, com um pessoal desconhecido ao lado. Na sala de cinema convencional, tudo está escuro e a gente não percebe isso. Quem passava pelo Mercado do Artesanato, parava para assistir. Acho esta uma proposta muito boa”, diz o jovem de 21 anos, que garantiu acompanhar o restante da programação.

A II Semana do Audiovisual tem o apoio da Prefeitura de Arapiraca e, oficialmente, começa nesta quarta-feira (14) com oficinas e mostras no Planetário Municipal, bairro Zélia Barbosa Rocha, e na Casa da Cultura, no II Centro de Apoio Às Escolas de Tempo Integral, no Museu Zezito Guedes e na arena da Praça Luiz Pereira Lima, antiga “Praça da Prefeitura”, no Centro de Arapiraca (confira a programação aqui).

Às 19h30, na arena da Praça Luiz Pereira Lima, ocorrerá a exibição dos filmes alagoanos “O Que Lembro, Tenho”, de Raphael Barbosa; “Sobre Relógios, Sonhos e Liberdade”, de Ailton da Costa; “Hoje Não”, de Wagner Sampaio; e “Farpa”, de Henrique Oliveira. Ao final das mostras, haverá debate sobre as películas apresentadas.