Alagoas

Apagão atinge Alagoas e outros Estados do Nordeste nesta quarta-feira

Em Arapiraca o com&eacute;rcio fechou mais cedo e o tr&acirc;nsito virou um caos<br />

28/08/2013 18h06
Apagão atinge Alagoas e outros Estados do Nordeste nesta quarta-feira
Por Paulo Marcello com Agências

Um apagão atingiu centenas de cidades dos nove Estados da região Nordeste na tarde desta quarta-feira (28). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu às 15h03 e só foi restabelecido às 18h35. Cidades da Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte foram atingidas pelo blecaute.

A assessoria da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa ainda trabalha para restaurar a energia em todos os pontos e apurar as causas do blecaute. Até a sede da empresa de energia, no Recife, ficou sem energia elétrica. 

Em Alagoas foi registrada queda de energia em vários bairros de Maceió e também de Arapiraca. No segundo maior município do Estado as lojas do Centro Comercial fecharam mais cedo. Lojistas não tinham como atender os clientes até o fechamento normal das 18 horas e alguns gerentes optaram pelo encerramento das vendas com medo de assaltos.  

O caos também tomou conta do trânsito na hora do 'rush' já que a maioria dos semáforos estava apagada. Agentes da SMTT tentaram auxiliar os motoristas, mas muitos estavam apressados e não respeitavam o apito. 

Queimada

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste ocorrido nesta quarta-feira (28) foi uma queimada na fazenda Santa Helena na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.

O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.

A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, derrubando a carga para 10% do nível normal - de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts.

A agência disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e, se houver culpados, aplicará multa.

A energia foi restabelecida em todas as capitais do Nordeste do país, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O operador diz que ainda pode haver falta de energia, no entanto, nas cidades no interior.