Apagão atinge Alagoas e outros Estados do Nordeste nesta quarta-feira
Em Arapiraca o comércio fechou mais cedo e o trânsito virou um caos<br />
Um apagão atingiu centenas de cidades dos nove Estados da região Nordeste na tarde desta quarta-feira (28). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu às 15h03 e só foi restabelecido às 18h35. Cidades da Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte foram atingidas pelo blecaute.
A assessoria da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa ainda trabalha para restaurar a energia em todos os pontos e apurar as causas do blecaute. Até a sede da empresa de energia, no Recife, ficou sem energia elétrica.
O caos também tomou conta do trânsito na hora do 'rush' já que a maioria dos semáforos estava apagada. Agentes da SMTT tentaram auxiliar os motoristas, mas muitos estavam apressados e não respeitavam o apito.
Queimada
O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste ocorrido nesta quarta-feira (28) foi uma queimada na fazenda Santa Helena na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.
O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, derrubando a carga para 10% do nível normal - de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts.
A agência disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e, se houver culpados, aplicará multa.
A energia foi restabelecida em todas as capitais do Nordeste do país, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O operador diz que ainda pode haver falta de energia, no entanto, nas cidades no interior.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
