Alagoas

SEE lança projeto de qualidade de vida para servidores idosos

A&ccedil;&atilde;o pretende contribuir para envelhecimento ativo<br />

Por Assessoria 29/08/2013 23h11
SEE lança projeto de qualidade de vida para servidores idosos
A equipe do Núcleo de Qualidade de Vida (NUQAV) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) lançou, nesta quinta (29), o projeto Despertando a Qualidade de Vida no Envelhecimento Ativo, que prevê o acompanhamento do quadro de servidores idosos e que estão prestes a se aposentar. A solenidade de lançamento da ação aconteceu no auditório da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) e contou com dinâmica de grupo e palestra sobre o tema.

Segundo o chefe da Unidade de Valorização de Servidores da NUQAV, Robson Lima, o projeto nasceu como demanda do Conselho Estadual do Idoso (CEI) e tem como objetivo proporcionar um acompanhamento do processo de transição para o envelhecimento, de forma que os servidores tenham acesso a noções de saúde, bem-estar e outras atividades para uma velhice ativa.

“Teremos encontros mensais onde serão trabalhados temas que envolvem os diversos aspectos do envelhecimento, com palestras voltadas para a saúde, relações pessoais e curiosidades. Também vamos desenvolver atividades como ginástica laboral, passeios, dinâmicas em grupos, música, entre outras. Esperamos que esses profissionais que tanto contribuíram para a Educação Estadual sejam valorizados e recebam toda a atenção necessária nesse período de transição e aposentadoria”, explicou Robson Lima.

Na ocasião, o chefe do setor de Gestão de Pessoas, José Mário, disse que “a iniciativa visa estimular os servidores a ter uma aposentadoria ativa e desenvolver no novo tempo livre atividades novas e prazerosas, que sejam artesanais, acadêmicas, filantrópicas, domésticas, entre outras. Esse projeto permite que nos aproximemos dos nossos profissionais e os apoiemos em necessidades neste âmbito”

De acordo com a fisioterapeuta e técnica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Gabriela Costa, que ministrou a palestra Qualidade de Vida no Envelhecimento Ativo, a população idosa mais que duplicou em 20 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - o que mostra que a expectativa de vida vem aumentando com o passar dos anos no país.

“As pessoas estão vivendo mais e precisam aproveitar a vida em todos os momentos, por isso devem estar atentas à saúde para na velhice, com menos limitações, tenham mais relações pessoais. Fazer exercícios, participar de grupos de amizades, conhecer mais seu corpo e as mudanças para que haja prevenção são as bases de um envelhecimento ativo”, destacou Gabriela.