Na Mídia

Beyoncé segue na liderança de discos mais vendidos pela terceira semana

Por Redação com UOL 02/01/2014 19h07
Beyoncé segue na liderança de discos mais vendidos pela terceira semana

Pela terceira semana consecutiva, Beyoncé está no topo da lista Billboard 200. O álbum "Beyoncé" teve mais 310 mil cópias vendidas na semana que terminou no dia 29 de dezembro. Desde o dia 13, o disco lançado de surpresa acumula 1,3 milhão de cópias.

Segundo a Billboard, o último disco a ficar três semanas no número um da lista foi "The 20/20 Experience", de Justin Timberlake, em abril. O álbum, o primeiro de Beyoncé desde 2011, foi lançado exclusivamente na loja de música digital iTunes, da Apple, e só chegou a outros varejos em 21 de dezembro.

A boy band One Direction subiu do terceiro para o segundo lugar com "Midnight Memories", com 142 mil cópias vendidas na semana – chegando à marca de 1,1 milhão no total –, enquanto Eminem passou de sexto a terceiro mais vendido, com 122 mil cópias. A trilha sonora do filme "Frozen" pulou de oitavo para quarto, com 106 mil cópias vendidas - um aumento de 31% em relação à semana anterior.

Nos últimos dias, Beyoncé enfrentou críticas de astronautas americanos e seus familiares depois de ter usado o áudio do acidente com o ônibus espacial Challenger em uma música de seu novo álbum.

No início do vídeo de "XO", é possível ouvir a voz de Steve Nesbitt falando sobre uma anomalia após a decolagem do Challenger do Centro Espacial Kennedy, em 28 de janeiro de 1986. O ônibus espacial explodiu alguns segundos depois.

Em entrevista à "ABC News" nesta segunda-feira (30), a cantora disse que a música foi gravada com a "intenção sincera de ajudar a curar aqueles que perderam entes queridos". "E para nos lembrar que coisas inesperadas acontecem, então é preciso amar e apreciar cada minuto com aqueles que são importantes para você", completou.

"Meu coração está com as famílias das vítimas do desastre do Challenger", declarou a cantora, que disse ainda que o trecho foi incluído como um "tributo ao trabalho altruísta da equipe do Challenger, com a esperança de que eles nunca sejam esquecidos".

June Scobee Rodgers, viúva do astronauta Dick Scobee e fundadora do Challenger Center for Space Science Education, disse à ABC News que ficou "desapontada" com a utilização do trecho na música. "Ficamos decepcionados ao saber que um trecho do áudio do dia em que perdemos a heroica tripulação do Challenger foi usado na música 'XO'. É uma questão emocionalmente difícil para as famílias, colegas e amigos", declarou.

O ex-funcionário da NASA Keith Cowing usou o site NASAWatch.com para pedir que a cantora retire o trecho da música e peça desculpas às famílias.