Polícia

Mega operação resulta em prisões e apreensão de drogas e armas

Por Redação com Assessoria 07/01/2014 20h08
Mega operação resulta em prisões e apreensão de drogas e armas
- Foto: Assessoria

Cerca de 200 policiais participaram da Mega operação conjunta da Polícias Civil e Militar deflagrada no início da manhã desta terça-feira (7), para combater o tráfico de drogas e homicídios na Cidade Sorriso, em Maceió.

A operação “Unidos contra as drogas” resultou na apreensão de 197 bombas de maconha, mais de um quilo de maconha prensada, 1.800 pedras de crack e cocaína. A polícia conseguiu também tirar das ruas quatro armas curtas, sendo uma pistola, dois revólveres, calibre 38, um revólver calibre 32 e um fuzil 762, com brasão das forças armadas, além de uma grande quantidade de munição e duas motos.

Foram conduzidos para a delegacia do 8º Distrito: Douglas Geraldo da Silva, 18; Cícero Geraldo da Silva, 24; José Pedro, 32; Elinelson dos Santos Xavier, 20; Jorge Rocha dos Santos, 18 e cinco adolescentes.

As equipes de policiamento terrestre composta por policiais do Tigre (Tático Integrado de Resgates Especiais), 8º DP (Distrito Policial), DPJM (Diretoria de Polícia Judiciária Metropolitana), diretoria de Polícia Judiciária das Áreas 1, 2 e 3 (DPJA's), da Delegacia de Roubos da Capital (DRC), Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN) da Polícia Civil e 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), RP (Rádio Patrulha) e contaram com o apoio de duas equipes de patrulhamento aéreo.

De acordo com o delegado-geral da PC, Paulo Cerqueira, o combate a criminalidade será cada vez mais intensificado, tanto na capital quanto no interior do Estado, seguindo a orientação do secretário Dário Cesar e determinação do governador Teotonio Vilela Filho.
Conforme a delegada Luci Mônica, ao todo 31 alvos foram levantados pela polícia e investigados há cerca de 50 dias, por policiais civis do 8º Distrito da Capital e pelo delegado Ronilson Medeiros, da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN).

Segundo o delegado Carlos Reis, diretor de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), que coordenou e operacionalizou o encaminhamento de todos os procedimentos policiais, a operação "Unidos contra as drogas" é reflexo de um trabalho planejado de forma conjunta. “Traçamos os pontos, efetuamos um trabalho de inteligência e investigação eficaz e chegamos aos resultados apresentados com o desfecho desta ação policial”, explicou.

Para o tenente-coronel Elvandro Omena, do 5º BPM, a preocupação da polícia é combater o tráfico e se fazer presente em áreas consideradas críticas. “Iniciamos o trabalho policial na Cidade Sorriso 1, mas com a parceria com a delegada do 8º DP e com o delegado da DRN, em breve realizaremos outras abordagens na região”, afirmou.

O delegado Robervaldo Davino, Diretor da DPJA 1, que coordernou algumas equipes afirmou que as operações são importante no enfrentamento à criminalidade e vão continuar a intensificar esses trabalhos.

O secretário da Defesa Social, Dário Cesar, que esteve presente na região, afirmou o compromisso da polícia alagoana atuar em operações integradas. “Hoje mais uma ação ocorreu integrando policiais civis e militares e o resultado é reflexo de um trabalho conjunto cada vez mais constante”, esclareceu.

Na operação houve enfrentamento com a polícia e no confronto, quatro acusados reagiram, foram feridos e faleceram a caminho de socorro médico: José Braz da Silva, 28, com passagem pela polícia por roubo e porte ilegal de arma de fogo; Cristiane Amaral Pimentel, 27; Luiz Carlos da Silva, conhecido como "véio e véinho" e Juarez Geraldo da Silva, conhecido como "Braz", 31, preso em agosto deste ano por receptação.


De acordo com a delegada, todos já tinham passagem pela polícia e eram acusados de tráfico de drogas, roubo e homicídios na região.


A polícia contou também com o apoio da justiça alagoana, com os mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz Jamil Amil e com o Ministério Público, por meio da promotora Marluce Falcão.