Aluno do Pronatec Ufal recebe certificado do secretário do MEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está mudando a realidade de jovens alagoanos e a Universidade Federal de Alagoas é parceira do governo federal e abre oportunidades para que eles consigam formação profissional e tecnológica. Para comprovar essa mudança, o secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, esteve em Maceió, nesta quinta-feira (23) para entregar os certificados aos concluintes de 2013, entre eles, o aluno do Pronatec Ufal, Elbert Cruz de Oliveira.
Elbert é um dos 1.340 alunos do Pronatec Ufal concluintes de 2013 e integra o grupo de cordas que abriu o evento tocando o Hino Nacional. Além dos cerca de 2.300 formandos, a solenidade contou com a participação de professores, coordenadores do programa e autoridades, entre elas, o senador Benedito de Lira e os deputados federais Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, Renan Filho e Rosinha da Adefal.
Para o secretário Paim, Alagoas é prioridade porque precisa de apoio para dar mais oportunidades de formação para a população. “Contamos com o apoio dos parceiros federais, estaduais e municipais para efetivar o avanço da educação no Estado”, disse e completou: “É necessário um esforço conjunto para melhorarmos a educação no País. Não é uma tarefa fácil, mas é uma prioridade da presidente Dilma”.
De acordo com Paim, a prioridade do governo federal é da creche à pós-graduação. Ele cumprimentou as autoridades na solenidade e destacou o trabalho do reitor Eurico Lôbo à frente da Ufal, a quem se referiu como ‘grande reitor e parceiro’, e a reitora honorária da Ufal, Ana Dayse Dorea, hoje secretária de Educação de Maceió, por ter conseguido iniciar o processo de interiorização da Universidade.
“Demos um salto na educação superior; na educação profissional, conseguimos montar um programa, junto com parceiros, que hoje conta com cinco milhões de matrícula e nossa meta para este ano é chegar a oito milhões de matrículas, com investimentos que chegam a 14 bilhões de reais”, revelou.
O secretário também falou para os alunos e disse que o esforço de cada um é fundamental e que esse esforço é símbolo do Pronatec. “Desejo sucesso a todos e que possam avançar nos estudos e chegar ao mercado de trabalho”, despediu-se deixando um abraço da presidente Dilma Russef. “Vamos fazer do Brasil um país cada vez melhor”.
O vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira, desejou boa sorte aos novos profissionais. O governador Teotônio Vilela agradeceu ao MEC e à presidente Dilma pela parceria, que considera de extrema importância para os alagoanos. “O Pronatec é muito importante na vida de cada um de vocês (referindo-se aos alunos) porque é um passo inicial, preparando a juventude para o primeiro emprego”, declarou. Téo Vilela também parabenizou os professores do Pronatec pelo trabalho realizado.
O reitor Eurico Lôbo destacou a importância do Pronatec para formação de jovens na área técnica e ressaltou que a Ufal é parceira do governo federal, por meio da Escola Técnica de Artes (ETA). “Estamos trabalhando em diversas áreas, ofertando cursos na capital e outros municípios alagoanos e, hoje, nesta bela solenidade, estamos comemorando a formação sde mais de 1.300 alunos que conseguiram concluir seus cursos e, agora, vão em busca do primeiro emprego. É um momento de muita importância para nossa Ufal”, destacou.
História de sucesso
Elbert Oliveira, 18 anos, fez o curso de formação Músico de Orquestra e disse que o Pronatec mudou sua vida. “O Pronatec é uma forma interessante de conhecer uma profissão. Tive aulas maravilhosas com os professores Luiz Martins, Fagner Magrili e Emilee Halls”, afirmou, dizendo que o próximo passo é entrar na faculdade, no curso de Música. “Futuramente quero ser maestro”.
Para a coordenadora do Pronatec na Ufal, Marilda Melo, Elbert tem uma história de sucesso. Ele começou tocando na igreja evangélico que frequenta, mas a partir do Pronatec conseguiu aprimorar sua técnica. “Elbert conheceu a teoria e aprimorou sua técnica. Ele toca viola e integra o grupo de cordas do Pronatec Ufal, que tocou o hino nacional na abertura do evento”, revelou.
Marilda comemora os bons resultados nos três anos do Pronatec Ufal. “O gratificante é saber o quanto podemos promover melhorias na vida dos jovens. Melhorar a escolaridade, ampliar a capacidade de eles se profissionalizarem, ou seja, estamos buscando abrir novos horizontes para esses jovens busquem novos caminhos pela formação profissional”, declarou.
Pronatec na Ufal
A Ufal, por meio da Escola Técnica de Artes, integra o Pronatec desde o inicio do programa, em 2011, e, ano passado, conseguiu formar 1.340 jovens. Foram 28 cursos de formação inicial e continuada, com 39 turmas distribuídas em nove cidades: Maceió, Marechal Deodoro, Coruripe, São Miguel dos Campos, Penedo, Rio Largo, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Arapiraca.
Para 2014, serão oferecidos mais quatro novos cursos técnicos, com cinco turmas e 150 vagas: Rádio e TV, com duas turmas, uma em Maceió e outra em Penedo; Design de Interiores; Design de Móveis e Computação Gráfica, todos na capital. Outros 17 cursos de qualificação, com 22 turmas distribuídas em Maceió, São Miguel dos Campos, Barra de Sâo Miguel, Rio Largo e Penedo.
De acordo com Marilda, em 2013, a Ufal ofertou o curso de Operador de Áudio, para uma turma do sistema prisional. Em 2014, serão dois cursos para os reeducandos, Operador de Áudio e DJ.
O programa
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Também busca expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.
Últimas notícias

Delegado Leonam cobra respeito a policiais civis e pede cumprimento de direito reconhecido pela Justiça

"Nenhuma cidade alagoana tem esse efetivo": Cabo Bebeto critica uso de 40 PMs contra ato da Polícia Civil

Vereadores destacam ações preventivas para minimizar os efeitos causados pelas chuvas em Maceió

Câmara Municipal aprova reajuste salarial de 5% para os servidores efetivos de Maceió

Senadora Eudócia Caldas comemora vacinação contra o câncer no Reino Unido

INSS pagará indenização de R$ 60 mil a crianças vítimas de zika
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
