Folia de Rua traz o que há de genuíno no Carnaval, diz Célia
Os traços genuínos de outros Carnavais. É isto o que traz à tona o Folia de Rua deste ano, para a prefeita Célia Rocha (PTB). Com o empenho da gestora, neste 2014, os festejos momescos de Arapiraca ganham uma nova cara.
"Deixaremos de lado a partir desta edição, após edital, os sons mecânicos e daremos mais visibilidade às orquestras de frevo para que o clima seja retomado como um legítimo de Carvanal de outrora, com fantasias, muita animação e cores diversas", pontua a prefeita, notabilizando as comemoções do passado em que todos caíam na folia ao som de marchinhas e ritmos característicos desta época.
Segundo a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, com um viés ainda mais cultural e mais família, a Folia de Rua tem início nesta sexta-feira (14), às 19h, com a entrega da chave ao Rei Momo, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, onde haverá show, e tendo sequência com o maior festejo pré-Carnaval do interior alagoano, no sábado (15).
A concentração acontece às 15h, na Avenida Ventura de Farias, no bairro do Baixão, a contar com 30 blocos inscritos seguindo pelas ruas do município até o cartão-postal Lago da Perucaba, no bairro Zélia Barbosa Rocha, em reverência à brincadeira sadia que o período acarreta anualmente.
Para dar apoio no trajeto da comitiva dos blocos, o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) já foi acionado, bem como agentes da Surperintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Na noite desta terça-feira (11), ocorrerá uma reunião ordinária, no II Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral, da equipe técnica da Sectur, Comissão da Prévia Carnavalesca de Arapiraca e representantes dos blocos do Folia de Rua para acertar detalhes prévios do evento, que existe há mais de uma década.