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Encontro de História no Sertão de AL terá conferência sobre Golpe Militar

Por Assessoria 26/02/2014 16h04
Encontro de História no Sertão de AL terá conferência sobre Golpe Militar
Campus Ufal Sertão - Foto: Divulgação

A programação do 1º Encontro Nacional de História do Sertão (ENHS), que acontece de 10 a 14 de março, traz uma convidada especial para uma conferência intitulada "50 anos de 1964: História e Historiografia". A professora Lucileide Costa Cardoso, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai ministrar a conferência que marca o encerramento do primeiro ciclo de atividades do curso de extensão “Olhares de Clio”, promovido pelo curso de História da Ufal no Campus Sertão.

O debate sobre o ano do Golpe Militar está marcado para o dia 12 de março, às 19h, no auditório Graciliano Ramos, em Delmiro Gouveia. Na oportunidade, a professora Lucileide Costa Cardoso lançará seu livro “Criações da Memória”. A coordenação dos trabalhos na conferência ficará sob a responsabilidade da professora Adriana Deodato, da Ufal.
O projeto Olhares de Clio foi criado desde abril de 2013 e tem reunindo universitários e professores dos ensinos fundamental e médio com a sociedade para discutir temáticas transversais do campo do conhecimento e do ensino de História, Pedagogia e Letras.

Para quem mora em Maceió, poderá conferir o debate o lançamento do livro da professora da UFBA no dia 11 de março, durante a programação da semana inaugural do Programa de Pós-graduação em História da Ufal.

Sobre o projeto

O projeto de extensão “Olhares de Clio” consiste numa ação educativa pensada a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão. Coordenado inicialmente pelos professores do curso de História do Campus do Sertão, José Vieira da Cruz e Sheyla Farias, realizou atividades mensais com debates reunindo convidados de outras instituições.

Segundo o professor José Vieira, as ações do projeto foram importantes para a formação acadêmica e o desenvolvimento local. “Isso possibilitou a formatação de uma atividade extensionista capaz de compartilhar o conhecimento acadêmico dos profissionais do ensino de História e de outros cursos. Também estimulamos novas práticas de ensino envolvemos a comunidade em torno de temáticas relacionadas à pesquisa. Em termos práticos, a formatação dessa perspectiva interdisciplinar permitiu-nos pensar o desenho de um curso de extensão com duração de aproximadamente 12 meses, com encontros mensais em debates com participação, como conferencistas, de pesquisadores de áreas temáticas”, destacou.

Além de alunos da graduação em História, o projeto conta com a participação de graduandos em Pedagogia, Letras, Geografia e Engenharia Civil e de Produção, professores dos ensinos fundamental e médio e da comunidade local. Segundo a coordenação do curso, o envolvimento dos professores e o diálogo com colegas de outras áreas favoreceram a ampliação da atividade de extensão. Esse novo olhar, assim como os olhares de Clio, musa grega da História, permitiu pensar a composição das mesas-redondas e das conferências com profissionais do curso de Pedagogia e de Letras, fomentando um diálogo ainda mais interdisciplinar e multicultural.