Baixo São Francisco

Seis dias de festa: confira programação do carnaval em Traipu

Por Assessoria 28/02/2014 10h10
Seis dias de festa: confira programação do carnaval em Traipu
- Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Traipu preparou para este ano uma programação cheia de atrações para os foliões que irão curtir o Carnaval no município ribeirinho. Diversas orquestras de frevo e bandas de axé, pagode e brega farão a animação da festa, que começa na sexta-feira (28) e segue até a Quarta-Feira de Cinzas (5), pelas ruas da cidade e no palco montado na Avenida Beira Rio.

A abertura oficial do Carnaval em Traipu acontece às 22h da sexta-feira (28), com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo pela prefeita Conceição Tavares, no Baile Municipal. Antes, porém, haverá uma concentração às 19h, no Marco Zero do Carnaval, que é na Praça Palmeira Lima, e às 20h o desfile do Rei Momo e da Rainha de Carnaval pelo Corredor da Folia.

No sábado (1), a animação começa a partir das 16h, com concentração no Marco Zero do Carnaval. Já às 17h está previsto o desfile dos blocos da Liga Municipal de Blocos Carnavalescos, acompanhados pelas tradicionais orquestras de frevo de Traipu. Os eventos de concentração de foliões e de desfile de blocos acontecerão de sábado até a terça-feira (4), nos mesmos horários e pelo mesmo percurso.

Quanto às apresentações artísticas, todas serão realizadas na Avenida Beira Rio. O início é no sábado (1) à noite, a partir das 20h, com as bandas Timbaue do Brasil, Papazoni e Bora-Bora. Após as bandas, as orquestras de frevo conduzirão a festa até o dia amanhecer. No domingo (2), as orquestras de frevo dão início à folia às 10h e, em seguida, a banda Timbaue do Brasil comanda a agitação. Neste mesmo dia acontece um evento paralelo de frevo no povoado Capivara, às 16h. E, a partir das 20h, as bandas S.O.S Pagode, Criativos e The Boys tomam conta do palco da Avenida Beira Rio. A festa só acaba ao raiar do dia com o frevo das orquestras traipuenses.

As manhãs da segunda-feira (3) e da terça-feira (4) começam com animação de orquestras de frevo a partir das 10h, na Avenida Beira Rio. Já os shows da segunda-feira (3) serão das bandas Aloha, às 13h30, Pegada de Lei, às 23h, e Barababaz, à 1h. Havendo ainda eventos paralelos de frevo nos povoados Olho d’Água da Cerca, às 10h, e Vila São José às 14h.

Na terça-feira (4) o evento paralelo de frevo é às 16h no povoado Santa Cruz. Os shows na Avenida Beira Rio começam às 13h30 com a banda de brega Los Borrachos e continuam a partir de 20h com as bandas S.O.S Pagode, Esquadrão de Bali e O Tcheco do Brasil. Esses dois dias de folia também serão encerrados ao som das orquestras de frevo ao amanhecer do dia.

O Carnaval acaba na Quarta-Feira de Cinzas (5) com o desfile dos blocos dos Garis e da Guarda Municipal às 16h. Com o fim do reinado de Momo, a chave da cidade será devolvida para a prefeita Conceição Tavares, que aproveita esta oportunidade para convidar todos para curtir o Carnaval 2014 em Traipu. “Elaboramos uma programação repleta de boas atrações para animar estes dias de festa do povo traipuense e dos turistas que receberemos. Com certeza será um dos melhores carnavais do Estado de Alagoas”, garante Conceição.

Para reforçar a segurança dos foliões, a administração municipal solicitou à Secretaria Estadual de Defesa Social (SEDS) um reforço policial para o município durante todo o período do Carnaval, o que dará mais tranquilidade aos traipuenses e turistas.