Alagoas

Deputados aprovam conquistas para professores e técnicos administrativos da Uneal

Por Assessoria 04/04/2014 08h08
Deputados aprovam conquistas para professores e técnicos administrativos da Uneal
Uneal - Foto: Arquivo7segundos

A polêmica e o embate entre deputados e servidores públicos deram o tom no início da noite desta quinta-feira (3) na Assembléia Legislativa, em Maceió. No entanto, os deputados aprovaram, em regime de urgência, seis Projetos de Lei de origem governamental e um de autoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL), que chegou ao Plenário da ALE por volta das 18h. Alguns dos projetos aprovados beneficiaram técnicos administrativos e professores da Universidade Estadual de Alagoas.

Os deputados aprovaram a proposta do Governo do Estado de reajustar em 6% todos os servidores do Estado de Alagoas. O percentual é retroativo ao mês de março passado. Os projetos mais importantes para os servidores da Uneal também foram aprovados pelos deputados. Estão garantidas após a votação, a Dedicação Exclusiva e as progressões vertical e horizontal para técnicos administrativos e docentes da instituição.

Os professores da Uneal, além da Dedicação Exclusiva, passam a ter também a Progressão Horizontal com letras de A até G, com interstício de cinco anos entre uma e outra. Já os técnicos administrativos da instituição também tiveram ampliação de direitos trabalhistas. A categoria teve garantidos dois tipos de progressões. No caso da horizontal, são três níveis para especialização, mestrado e doutorado. Já a vertical foi ampliada para sete letras, assim como a dos professores.

Segundo o secretário do Sindicato dos Docentes da Uneal, professor Alexandre Padilha, trata-se de uma vitória, uma conquista para as duas categorias. “As aprovações de hoje já estão garantidas por força da Lei. Agora é esperar que o próximo governador resolva, de fato, a implementação. Tentamos negociar com os deputados o prazo de um ano, mas não conseguimos”, explicou.

O presidente do Sindicato dos Técnicos da Uneal, Alexandre Batista da Silva, salientou que, apesar de não ter colocado valores, as aprovações são conquistas para os servidores técnicos administrativos. “Não foi da forma que queríamos, foi uma luta intensa que envolveu o empenho de dois sindicatos, de deputados aliados à causa e também da Reitoria. A partir de agora, iniciaremos uma nova etapa de luta, já que uma lei complementar deverá ser criada para assegurar, de fato, nossas conquistas de hoje”, argumentou o sindicalista.

Para o professor da Uneal, Rogério Teófilo, um dos grandes responsáveis pela negociação com o Governo do Estado, as aprovações desta noite mostram que o diálogo entre as partes ainda é a melhor forma de resolver problemas. “Foi o que aconteceu nesse caso. Quem saiu ganhando, na verdade, foram os estudantes da universidade, foco principal de toda essa questão. A universidade está, cada vez mais se consolidando. Tenho certeza de que haverão outros avanços. Basta compreensão e dedicação dos lados envolvidos”, ponderou.

Já o reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa, a atual gestão acompanhou de perto essa negociação que durou meses. “São problemas que, na verdade, se arrastam há décadas. Mas o principal ponto é que se garantiu uma maior valorização dos servidores da Uneal. Agradecemos ao empenho dos dois sindicatos, dos docentes e dos técnicos administrativos, que foram fundamentais para essa conquista”, concluiu o gestor.