Governo investe em nove quiosques digitais no interior

O Governo de Alagoas está construindo nove quiosques digitais em cidades do interior do Estado que oferecerão estrutura de rede com conexão à internet de graça para a população. A obra está sendo coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com recursos estaduais, através do ProInveste (Programa de Apoio ao Investimento dos Estados) no montante de R$ 717 mil e 330 reais.
A cidade de Viçosa contará com três quiosques, Paulo Jacinto dois, Quebrangulo receberá um e em Palmeira dos Índios estão sendo construídos três espaços. O projeto tem a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), responsável pelas bolsas que permitem a contratação de monitores do Instituto de Tecnologia em Informação e Informática de Alagoas (Itec), que entra com a infraestrutura de tecnologia.
Já as prefeituras de cada município assumem a administração dos quiosques digitais, após a inauguração.
São quatro computadores em cada quiosque, contendo uma impressora, com acesso gratuito à internet, um monitor que orienta na utilização dos equipamentos, destinados aos serviços públicos.
O objetivo dos quiosques digitais, que fazem parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital, é contribuir com a inclusão digital e social no interior de Alagoas, segundo explica o coordenador de inclusão digital da Secti, Felipe AThayde.
“Nesses espaços, vamos oferecer acesso à internet para serviços de utilidade pública, uma espécie de Já Digital”, informa.
Segundo o coordenador, as cidades escolhidas estão próximas a um campus universitário ou estão entre os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou ainda estiveram entre as que sofreram com as enchentes de anos anteriores.
“Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas na área de tecnologia da informação e comunicação para a inclusão digital no interior de Alagoas”, completa.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Eduardo Setton, todas as ações estruturantes, a exemplo da implantação dos quiosques digitais, são resultados do planejamento da Secti e do que foi definido, como prioridade, no Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, construído de forma participativa, a partir das demandas vindas de vários setores da sociedade.
“Estamos atendendo às necessidades da população e através da inclusão digital, contribuímos com o processo de educação e do desenvolvimento social e econômico do Estado”.
Últimas notícias

Isenção do imposto de renda proporciona mais poder de compra, menos desigualdades para os brasileiros, avalia Rafael Brito

Amante aparece em velório de idoso na Chã da Jaqueira e confusão acaba na delegacia

Prefeitura de Palmeira realizará evento em alusão ao Setembro Amarelo

Penedo se destaca como a 5ª cidade que mais abriu empresas em Alagoas em 2025

Projeto Vacina Mais chega em Palmeira para intensificar atualização de vacinas

Motoristas desrespeitam sinalização e fazem conversão proibida na Av. Ceci Cunha, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
