Governo investe em nove quiosques digitais no interior
O Governo de Alagoas está construindo nove quiosques digitais em cidades do interior do Estado que oferecerão estrutura de rede com conexão à internet de graça para a população. A obra está sendo coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com recursos estaduais, através do ProInveste (Programa de Apoio ao Investimento dos Estados) no montante de R$ 717 mil e 330 reais.
A cidade de Viçosa contará com três quiosques, Paulo Jacinto dois, Quebrangulo receberá um e em Palmeira dos Índios estão sendo construídos três espaços. O projeto tem a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), responsável pelas bolsas que permitem a contratação de monitores do Instituto de Tecnologia em Informação e Informática de Alagoas (Itec), que entra com a infraestrutura de tecnologia.
Já as prefeituras de cada município assumem a administração dos quiosques digitais, após a inauguração.
São quatro computadores em cada quiosque, contendo uma impressora, com acesso gratuito à internet, um monitor que orienta na utilização dos equipamentos, destinados aos serviços públicos.
O objetivo dos quiosques digitais, que fazem parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital, é contribuir com a inclusão digital e social no interior de Alagoas, segundo explica o coordenador de inclusão digital da Secti, Felipe AThayde.
“Nesses espaços, vamos oferecer acesso à internet para serviços de utilidade pública, uma espécie de Já Digital”, informa.
Segundo o coordenador, as cidades escolhidas estão próximas a um campus universitário ou estão entre os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou ainda estiveram entre as que sofreram com as enchentes de anos anteriores.
“Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas na área de tecnologia da informação e comunicação para a inclusão digital no interior de Alagoas”, completa.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Eduardo Setton, todas as ações estruturantes, a exemplo da implantação dos quiosques digitais, são resultados do planejamento da Secti e do que foi definido, como prioridade, no Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, construído de forma participativa, a partir das demandas vindas de vários setores da sociedade.
“Estamos atendendo às necessidades da população e através da inclusão digital, contribuímos com o processo de educação e do desenvolvimento social e econômico do Estado”.
Últimas notícias
Polícia Militar prende suspeito com moto roubada dentro de residência em Satuba
Polícia Civil investiga dois achados de cadáver no Litoral Norte de Alagoas
CRAS de Igaci inicia atendimento voltado à população idosa com foco em qualidade de vida
Secretaria de Saúde ressalta importância da vacinação contra Influenza em Alagoas
Operação cumpre mandados e apreende drogas e arma em Santana do Ipanema
Gestores de Alagoas participam de imersão no Rio para aprimorar atenção básica
Vídeos e noticias mais lidas
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
