Governo investe em nove quiosques digitais no interior
O Governo de Alagoas está construindo nove quiosques digitais em cidades do interior do Estado que oferecerão estrutura de rede com conexão à internet de graça para a população. A obra está sendo coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com recursos estaduais, através do ProInveste (Programa de Apoio ao Investimento dos Estados) no montante de R$ 717 mil e 330 reais.
A cidade de Viçosa contará com três quiosques, Paulo Jacinto dois, Quebrangulo receberá um e em Palmeira dos Índios estão sendo construídos três espaços. O projeto tem a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), responsável pelas bolsas que permitem a contratação de monitores do Instituto de Tecnologia em Informação e Informática de Alagoas (Itec), que entra com a infraestrutura de tecnologia.
Já as prefeituras de cada município assumem a administração dos quiosques digitais, após a inauguração.
São quatro computadores em cada quiosque, contendo uma impressora, com acesso gratuito à internet, um monitor que orienta na utilização dos equipamentos, destinados aos serviços públicos.
O objetivo dos quiosques digitais, que fazem parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital, é contribuir com a inclusão digital e social no interior de Alagoas, segundo explica o coordenador de inclusão digital da Secti, Felipe AThayde.
“Nesses espaços, vamos oferecer acesso à internet para serviços de utilidade pública, uma espécie de Já Digital”, informa.
Segundo o coordenador, as cidades escolhidas estão próximas a um campus universitário ou estão entre os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou ainda estiveram entre as que sofreram com as enchentes de anos anteriores.
“Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas na área de tecnologia da informação e comunicação para a inclusão digital no interior de Alagoas”, completa.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Eduardo Setton, todas as ações estruturantes, a exemplo da implantação dos quiosques digitais, são resultados do planejamento da Secti e do que foi definido, como prioridade, no Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, construído de forma participativa, a partir das demandas vindas de vários setores da sociedade.
“Estamos atendendo às necessidades da população e através da inclusão digital, contribuímos com o processo de educação e do desenvolvimento social e econômico do Estado”.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
