Alunos da rede estadual fazem curso de Garçom pelo Pronatec
A parceria entre a Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e restaurantes de Arapiraca está possibilitando a inserção de alunos do curso de Garçom no mercado de trabalho. Além da oferta de estágios, alunos também serão contratados para o primeiro emprego.
A arte de atender bem e com qualidade, técnicas que são repassadas durante a carga horária do curso de Garçom em sala de aula, já são aplicadas na prática nos estágios que estão sendo ofertados no comércio local de Arapiraca.
Como informa o professor Josenildo Pedro, o curso de Garçom ensina técnicas de como se apresentar de modo adequado, considerando fatores como postura, higiene pessoal e vestimenta, de forma a corresponder aos padrões exigidos pelas normas que regem o funcionamento do estabelecimento.
“Repassamos aos alunos as noções de atendimento, mostrar aos clientes o que o restaurante oferece, abordagem, entre outras técnicas indispensáveis para o exercício da atividade no mercado”, explica Josenildo, que acompanha os alunos durante o estágio em restaurantes.
O professor Josenildo Pedro destaca ainda que para ser um profissional de destaque é necessário prezar pela qualidade, o bom atendimento e, sobretudo, respeito à clientela. “Atender aos clientes de maneira personalizada, recepcionando-os e orientando-os na escolha dos pratos e das bebidas, facilitando o fluxo do serviço”.
Para João Lopes, chefe de cozinha e proprietário do Restaurante Bom Paladar, onde os jovens fazem estágio, receber alunos do curso de Garço é oportuno pela capacitação técnica que eles têm. “Além de oferecer estágio também vamos contratar os dois melhores alunos para trabalhar na casa”, assegura.
Aprendizado - Cursando o 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Francisco Domingues, em Limoeiro de Anadia, Girlene Martins é uma das alunas do curso de Garçom do Pronatec. Ela afirma que a oportunidade de ter mais uma profissão vai contribuir para sua formação pessoal e
profissional. “Sempre gostei da atividade com envolvimento de público e por isso me identifiquei muito com o curso de garçonete. O sacrifício de conciliar escola com o curso profissionalizante aqui em Arapiraca é grande, mas vale a pena”, confessa Girlene.
Crislene Araújo, aluna do 3º ano do ensino médio e que vai tentar uma vaga no curso de Medicina pelo Enem, achou interessante a formação técnica do curso de Garçom e já iniciou seu estágio para conclusão do curso. “Enquanto não entrar na universidade, vou atuar na nova profissão que escolhi”, afirma.
Entre as técnicas repassadas durante o curso de Garçom, estão a higienização e organização de utensílios e ambientes, identificando-os e separando-os conforme seu uso, conhecimentos sobre higiene, fluxo de trabalho e tipos de serviço, além de diversos tipos de montagens de mesa, otimização do fluxo de trabalho, padronização no atendimento e a boa apresentação do produto.
Últimas notícias

Projeto de Cibele Moura que cria programa de moradia a mulheres de baixa renda é aprovado

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio ligado ao tráfico na Praia do Francês

Policiais da Oplit são capacitados para uso de drones em ações operacionais

Imagens flagram assaltante roubando mulher em rua do Salvador Lyra

Polícia Civil procura envolvidos em incêndio criminoso no viaduto de Jacarecica

Vereadores cobram melhores serviços da BRK e tentam trazer de volta CEI esquecida
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
