Campolina quer apoio das comunidades para nova plataforma de C&T brasileira
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, solicitou o apoio das comunidades científica, acadêmica e empresarial do Rio de Janeiro para a construção de um conjunto de plataformas científica e tecnológica, que permita ao Brasil dar um salto nessas áreas.
O ministro deu hoje (15), de manhã, a aula inaugural do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).
Falando à Agência Brasil, Campolina destacou que a formatação do plano atende à determinação da presidenta Dilma Rousseff, e precisa ser feito em parceria com a comunidade para que tenha consistência e legitimidade. O ministro espera que o conjunto de ações seja concluído ainda neste primeiro semestre.
Clelio Campolina disse já ter feito reuniões com vários reitores de universidades federais, com membros do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), entre outras entidades.
“As coisas estão bem mapeadas”, disse, acrescentando que já existe uma estratégia formatada em ciência e tecnologia. Segundo ele, agora serão definidas as prioridades desse conjunto de plataformas, dentro de uma perspectiva de curto, médio e longo prazo.
O ministro salientou que o mundo está assistindo à constituição de um novo ciclo de expansão econômica, que trará mudanças tecnológicas significativas no cenário global. “E o Brasil ainda tem um peso pequeno nesse cenário”, observou. Segundo o ministro, o Brasil detém apenas 2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas) mundial e 1% das exportações globais, apesar de ser a sétima economia do mundo e apresentar uma posição científica de destaque.
“Esse é o momento que o Brasil tem de aproveitar e se inserir”, sugeriu. O ministro salientou a importância da educação como base para a inserção do país no contexto internacional inovador, em todos os níveis de ensino. Para isso, disse estar trabalhando de forma integrada e complementar com o Ministério da Educação.
Campolina deixou claro que o novo ciclo de expansão econômica vai conciliar diferentes trajetórias tecnológicas, formando um conjunto de transformações que promoverá uma onda expansionista em outro padrão tecnológico. E isso cria um grande desafio, que é a interdisciplinaridade, indicou. “Este é o momento que o mundo está vivendo, e o Brasil tem que se inserir nisso”. Para o ministro, o novo ciclo exige que as várias áreas do conhecimento trabalhem em conjunto.
Disse que é preciso manter um esforço de reflexão sobre a importância da ciência e da tecnologia, levando em conta que essas áreas não podem estar a serviço do interesse de setores exclusivos, mas devem servir a toda a comunidade.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo anuncia restauração da histórica Rua do Banheiro pelo PAP
Penedo receberá a carreta do Programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde
Com 41,75%, Renan Filho ultrapassa JHC em pesquisa, após início da pré-campanha
Polícia Civil apreende 191 cartões bancários em operação contra agiotagem em Penedo
Acidente entre van e carro de passeio é registrado no município de Água Branca
Chico Filho cobra providências da concessionária Sanama por prejuízos no bairro da Santa Lúcia
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
