MPF quer implementar MPEduc no município de Monteirópolis
O Ministério Público Federal (MPF) baixou portaria determinando a instauração de Inquérito Civil Público para que seja implementado o Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) em Monteirópolis/AL. Com a medida, o MPF quer investigar os motivos que levam o Município a apresentar baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) apesar dos altos e crescentes investimentos financeiros por parte do Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Em 2011, o IDEB de Monteirópolis foi de apenas 2,3 (4ª série/5º ano) e 1,6 (8ª série/9º ano) – longe do patamar educacional que tem hoje a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O procurador da República que assina a Portaria de nº 046/2014, Antônio Henrique Cadete, explica que diante dos números observados, faz-se necessário acompanhar, no Município, a execução das políticas públicas estabelecidas pelo Ministério da Educação e a adequada destinação dos recursos públicos, para que sejam resguardados os princípios constitucionais relativos à educação. Nesse sentido, ainda segundo Cadete, deve-se acompanhar também a existência e a efetividade dos órgãos de controle social previstos em lei e a devida participação da comunidade nos destinos das escolas.
"A garantia de um serviço público de educação de qualidade deve ter preferência nas ações do poder público. É nossa função levar ao conhecimento do cidadão em geral e da comunidade escolar em especial, informações essenciais sobre seus direitos em exigir a prestação de um serviço de educação de qualidade, bem como sobre seus deveres em contribuir para que esse serviço seja adequadamente ofertado", destacou o procurador.
Como medidas iniciais, o MPF já se reuniu com representantes do Ministério Público Estadual, com atribuição em Monteirópolis, e no último dia 28 também realizou o primeiro encontro, no Município, para fins de apresentação do Projeto, e dos resultados obtidos a partir das visitas às escolas, ao prefeito, à Secretaria Municipal de Educação, membros titulares e suplentes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-FUNDEB), todos de Monteirópolis.
O próximo passo será a realização de uma Audiência Pública, no próximo dia 22, no Fórum da Justiça Estadual do município de Olho D'Água das Flores, que detém competência sobre o município de Monteirópolis.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
