Alagoas

Projeto Escola e Drogas Não Combinam vai atuar nas escolas da rede estadual

Por Redação com Assessoria 07/05/2014 16h04
Projeto Escola e Drogas Não Combinam vai atuar nas escolas da rede estadual
- Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai iniciar o Projeto Escola e Drogas Não Combinam pela Escola Estadual Maria José Loureiro, nesta quinta-feira (07), às 14 horas, com palestras sobre prevenção às drogas. O projeto será estendido para as demais escolas da rede estadual e conta com a parceria do Fórum de Combate às Drogas, dos Anjos da Paz e da Força Nacional.

O objetivo é reunir cerca de mil alunos, com idade entre 10 e 16 anos, para mostrar os malefícios causados pelo uso de drogas bem como atrair os jovens para uma discussão sobre o problema com a família e com a comunidade escolar. De acordo com a coordenadora do Fórum de Combate às Drogas, Noélia Lessa, a ideia é criar um ambiente de discussão e aprendizado onde o aluno se sinta partícipe desse processo e compartilhe suas experiências. “A palestra tem um foco educativo mas busca deixar o aluno à vontade para dar opinião, contar alguma experiência com a droga e dessa forma vamos interagindo com eles”, disse Noélia, acrescentando que a participação da família é fundamental.

De acordo com Noélia, a experiência deu certo em outros Estados. Em São Paulo, a discussão sobre drogas reduziu em 40% o índice do uso de bebida alcoólica entre alunos de escolas participantes do processo. Em Alagoas, a Educação firmou parceria com o Fórum para realizar um trabalho permanente de educação e prevenção nas unidades da rede estadual. “Os jovens precisam ter informação para não serem assediados pelas drogas; é importante inserir esses debates e palestras das unidades da rede estadual e combater o uso de drogas entre os jovens”, reforçou a secretária da pasta, Josicleide Moura.

A diretora da Escola Estadual Maria José Loureiro, Juliane Ferreira, acredita no resultado e disse o projeto será muito bem-vindo. “São jovens que precisam saber de fato o que a droga causa e dizer não. Independente de classe social, a droga é um mal que atinge a toda sociedade. Nossa escola será pioneira e temos certeza que teremos um belo resultado”, afirmou a professora.