Sertão

Canal do Sertão é base para megasistema de abastecimento

Por Agência Alagoas 12/05/2014 12h12
Canal do Sertão é base para megasistema de abastecimento

Após mais de 20 anos passando de governo a governo como a maior promessa que o povo sertanejo já ouviu, mas que nunca saía do papel, a maior obra estruturante da história de Alagoas mostra resultados, pouco mais de um ano após a inauguração de seu primeiro trecho.

O Canal do Sertão, cuja água já irriga propriedades de pequenos agricultores ao longo de 65km, vem mudando a paisagem que antes era seca e possibilitando a estruturação de um megassistema de abastecimento que atenderá 46 municípios do semiárido alagoano.

Primeira obra hídrica em funcionamento de um conjunto que vai levar água tratada e encanada para 1 milhão de pessoas no interior, a execução do canal em primeiro plano foi primordial para a vinda de recursos federais para a construção das três novas adutoras que completam o grande sistema.

É o que explica o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcos Vital: “A execução da obra do Canal do Sertão com transparência e responsabilidade possibilitou ao governo do Estado angariar recursos federais para erguer as três grandes adutoras”.

Os sistemas adutores citados pelo secretário são o do Alto Sertão, o da Bacia Leiteira e o do Agreste, que entra em testes esta semana e deve ser inaugurado em junho.