Maceió participa de evento do Banco Mundial
O Banco Mundial, em parceria com o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), promoveu entre os dias 14 e 16 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), o seminário “O Controle Interno Governamental no Brasil”. O evento, que teve o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI), objetiva assegurar um governo público focado na qualidade dos serviços prestados à sociedade.
O evento proporcionou três dias de amplos debates entre membros dos órgãos de Controle Interno de todo o Brasil, além de organismos internacionais, cujos diálogos resultaram na formulação de um documento, que foi encaminhado ao Bird, propondo investimentos para o fortalecimento do Controle Interno brasileiro.
O seminário contou com a presença de muitos especialistas na área, entre eles, o secretário municipal de Controle Interno, Felipe Mamede, que também é vice-presidente do Conaci. “Foram três dias de intensos debates e reflexões acerca do modelo de Controle Interno adotado do Brasil. Uma oportunidade de identificar pontos fracos e fortes e, principalmente, os caminhos para otimizar os trabalhos já executados”, disse ele.
Mamede, que além de participar como membro ativo do Conselho, coordenou, ao lado do secretário executivo do Conaci, Raphael Soré, o painel Controle Interno na prática: casos ilustrativos das Controladorias, definiu o seminário como um passo importante para a gestão público no Brasil. “O Banco Mundial se mostrou interessado em ser parceiro dos Controles Internos brasileiros, porque entende que a eficiência no uso dos recursos públicos é fundamental para que se possa traduzir em serviços de qualidade para população, de modo que é preciso ter um Controle Interno forte e atuante”, complementou o secretário.