Ministério da Ciência e Tecnologia divulga edital em AL
O secretário de Política e Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I), Virgílio Fernandes Almeida, e o coordenador-geral de Tecnologia da Informação do MCT&I, Francisco Silveira, estiveram em Maceió, na sexta-feira (6), para divulgar editais e leis que beneficiam a área de Tecnologia da Informação (TI) e startups e como as empresas alagoanas podem receber mais recursos federais.
Os técnicos forma recebidos pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Eduardo Setton, que articulou uma reunião com gestores do Sebrae, Seplande, Assespro (Associação das Empresas de Tecnologia de Alagoas) e vários empresários e empreendedores locais, os representantes do MCT&I mostraram dados e números de recursos disponíveis no País para a área de TI e startups e como o Nordeste e Alagoas estão posicionados em relação à captação de verbas federais.
Eles apresentaram os caminhos que as empresas alagoanas devem seguir para se capacitarem e aproveitar benefícios das leis e recursos de editais, a exemplo da Lei de Informática e do edital Startup Brasil.
De acordo com Virgílio Almeida, o crescimento das startups e da área de TI em Alagoas é perceptível fora daqui. “Queremos contribuir com esse desenvolvimento tornando o Estado mais competitivo, por meio da TI”, disse. Ele ressaltou que a indústria de TI tem crescido em média dez por cento nos últimos anos no Brasil, gerando novas oportunidades de negócios e de emprego, inclusive para jovens.
A TI representa cinco por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Almeida lembrou ainda que há muito recurso disponível e pouco acessado em Alagoas.
Segundo Francisco Silveira, a Lei de Informática tem como objetivo estimular as atividades de pesquisa e desenvolvimento do País e a implantação de empresas do setor no Brasil. Segundo ele, as empresas do Nordeste têm um grande potencial e ainda não aproveitaram os benefícios que essa lei oferece, como, por exemplo, a isenção de IPI dos bens produzidos por estas empresas, financiamentos especiais no BNDES para bens de informática. Outra informação importante, de acordo com Silveira, são os exemplos de municípios e estados que têm criado benefícios específicos próprios, ampliando o leque de vantagens para a implantação de novas empresas de TI, e que obtiveram sucesso, a exemplo de Jaguariúna, interior de São Paulo e os estados do Paraná e Bahia.
A Lei de Informática também oferece incentivos para incubadoras de empresas e empresas incubadas. Para se ter uma ideia desse universo, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), única credenciada no Estado, captou em 2013, através do Instituto de Computação, R$ 160 mil reais para pesquisa e desenvolvimento, enquanto que para a Universidade Federal de Pernambuco foram R$ 25 milhões. Silveira informou que a Lei de Informática determina que 30% de seus recursos devem ser aplicados na região Norte e Nordeste do Brasil.
Últimas notícias
OMS confirma morte por vírus Nipah em Bangladesh
Adolescente que apanhou do piloto Pedro Turra morre em hospital do DF
Idoso fica ferido após colisão entre carro e bicicleta na BR-316, em Santana do Ipanema
Ibama multa Petrobras em 2,5 milhões por vazamento na Foz do Amazonas
Professora é assassinada a facadas por aluno dentro de faculdade
Pinto da Madrugada começa a tomar conta da orla e deve arrastar multidão em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Bloco carnavalesco altera trânsito na Pajuçara neste domingo
