Valter Acioly é o novo procurador de Justiça de Alagoas
Por unanimidade, durante reunião do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Alagoas, o promotor titular da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, Valter José de Omena Acioly, foi escolhido para ser o mais novo procurador de Justiça de Alagoas. Ele vai assumir a vaga deixada após a aposentadoria do procurador Artran de Pereira Monte. O critério avaliado foi o de merecimento.
A reunião do Conselho ocorreu na tarde dessa segunda-feira (16) e, dela, participaram o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, e os procuradores Geraldo Magela, Marcos Barros Méro, Dilmar Lopes Camerino, Lean Araújo, Afrânio Roberto Pereira de Queiroz e Vicente Felix Correia. Este último, substituiu o corregedor-geral do MPE/AL, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que tem assento permanente no órgão.
Três promotores de Justiça disputaram a titularidade do cargo da 4ª Procuradoria de Justiça Cível, antes ocupada pelo procurador Artran de Pereira Monte. Além de Valter José de Omena Acioly, participaram da concorrência Luiz de Albuquerque Medeiros Filho e Isaac Sandes Dias. A votação pelo nome de Valter aconteceu de forma unânime.
“O Valter Acioly sempre foi um expoente do Ministério Público do qual nos orgulhamos muito. É um promotor dedicado, tem muita sensibilidade e é estimado por todos os colegas. Foi uma grande aquisição do Egrégio Colégio de Procuradores e tenho a certeza que ele brilhará na defesa dos interesses do nosso povo e da sociedade alagoana”, declarou Sérgio Jucá, procurador-geral de Justiça.
“Eu me sinto imensamente feliz e emocionado em saber que fui escolhido por todos os colegas, especialmente porque foram votos dados de forma espontânea. Comprometo-me a estudar muito para, assim, dar o meu melhor e, claro, também quero aprender com a experiência dos procuradores que já integram o Colégio”, afirmou Valter Acioly.
Posse
Valter José de Omena Acioly será empossado no cargo de procurador durante reunião extraordinária solene do Colégio de Procuradores de Justiça, a ser realizada às 09h da manhã desta quarta-feira (18), conforme previsto no artigo 8º, inciso XVIII, do Regimento Interno do referido Colegiado.
Ao longo de 30 anos dentro da carreira do Ministério Público Estadual de Alagoas, Valter Acioly já atuou em diversas áreas que precisam da intervenção de um promotor de Justiça, a exemplo da Infância e Juventude, mas, foi lidando com as demandas que envolvem idosos em situação de risco que ele encontrou a maior realização profissional.
Até então, ele estava titular da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, que atua na defesa dos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos relativos ao idoso e a pessoa com necessidades especiais