Alagoanos fazem mais de 4,8 mil ligações para o Disque Denúncia
Criado em outubro de 2011, o Disque Denúncia Integrado 181 contribui significativamente para a elucidação de homicídios, tráficos de drogas, roubos, captura de foragidos, posse de armas e maus tratos em Alagoas. Trata-se de um serviço unificado de recepção de denúncias de crimes coordenado pela Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds-AL).
O mês de abril deste ano, 1.047 denúncias anônimas foram recebidas e encaminhadas para que os órgãos competentes – Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar – tomassem as devidas providências. Desse total, 728 ligações partiram de 50 bairros de Maceió, com maiores incidências nos bairros do Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Clima Bom, Benedito Bentes, Cidade Universitária e Vergel do Lago.
Além de colaborar na investigação, as denúncias de abril resultaram na prisão de quatro pessoas, apreensão de duas armas de fogo, drogas e recuperação de dois veículos roubados. As informações fornecidas são anônimas e sigilosas, podendo ser feitas gratuitamente pelo número 181, via e-mail: [email protected], ou nos links disponíveis no site da Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
A maioria das denúncias recebidas são relacionadas aos crimes com entorpecentes. “Foram 568 ligações informando pontos de tráfico de drogas ou paradeiro de traficantes”, afirma o coordenador do Disque Denúncia, capitão Roberto Feliciano. Outros contatos recorrentes tratam do comércio ilegal de aves silvestres, posse ilegal de arma, exploração de crianças, homicídios, locais que necessitam ser vistoriados e venda clandestina de Gás Liquefeito de Petróleo, conhecido como gás de cozinha.
Em breve, toda a parte operacional do programa será realizada de forma digital, fato que tornará o serviço ainda mais rápido e eficaz. Segundo o capitão Feliciano, basta que a operadora telefônica autorize os tramites para o atendimento operar de forma digital. “Com a migração não há mais problemas de sinal e as linhas ficam disponíveis 24 horas, diariamente, em todo Estado”, disse.