Alagoas

Programa de Iniciação Científica prioriza rede estadual

Por Agência Alagoas 20/06/2014 09h09
Programa de Iniciação Científica prioriza rede estadual

Antes de ingressar na universidade, são poucos os estudantes do Ensino Médio que buscam desenvolver atividades voltadas para a pesquisa científica. Em Alagoas, desde 2010 os alunos da rede pública estadual têm a oportunidade de participar gratuitamente do Inicia, o Programa de Iniciação Científica em Astronomia do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), realizado anualmente.

São 20 vagas que podem ser preenchidas por estudantes de escolas públicas e privadas, com prioridade para os que cursam Ensino Médio na rede estadual. Com duração de 6 a 8 meses, o curso permite a experiência do desenvolvimento de metodologia científica para pesquisa em Astronomia.

No final do processo, o aluno deve construir e apresentar os estudos e resultados em um seminário de socialização.

Embora a pesquisa seja direcionada a temas ligados à Astronomia, o coordenador do Observatório e professor de física que ministra as aulas do Inicia, Adriano Aubert, reconhece que o programa tem o papel maior de desenvolver habilidades e despertar o interesse em pesquisa científica.

“O Inicia envolve diversas áreas, como matemática, física, geografia e até português, por causa da escrita. A importância do programa está na oportunidade que oferece aos alunos de uma preparação para a carreira acadêmica”, observa.