Capital

Governo amplia serviços de ortopedia para desafogar HGE

Por Agência Alagoas 26/06/2014 08h08
Governo amplia serviços de ortopedia para desafogar HGE

Uma das maiores demandas do Hospital Geral do Estado (HGE) são os casos de ortopedia. Acidentes de moto, atropelamentos, quedas e demais acidentes ortopédicos são atendidos no Hospital Geral, muitas vezes superlotando a unidade.

Para minimizar os casos direcionados ao hospital e que não são urgências, o Governo do Estado vem investindo nos programas estratégicos que formam parcerias com instituições privadas e filantrópicas, aumentando o número de serviços para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A parceria tem sido feita por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Bom exemplo disso é que, na quarta-feira (25), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Alagoas (Apae), junto com o Núcleo de Ortopedia e Traumatologia (NOT) inaugurou em sua unidade no bairro da Gruta de Lourdes serviços ortopédicos para pacientes do SUS.

No total, mais de 2.400 pessoas serão atendidas por mês e terão a sua disposição consultas, exames, fisioterapia e pequenos procedimentos, além da marcação de cirurgia, caso seja necessário. Para garantir estes atendimentos, a Sesau irá investir R$ 1.776.000,00 por ano, por meio do Prohosp.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, a iniciativa contribuirá para desafogar os corredores do HGE, melhorando o atendimento e levando o serviço para mais próximo da residência do cidadão.

“Nossa missão é levar serviço de qualidade para os usuários do SUS e por isso essa parceria do governo estadual com a Apae e o Núcleo de Ortopedia e Traumatologia, por meio do Prohosp, é muito importante”, ressaltou Villas Bôas.