Comando da PM defende projeto das bases comunitárias

Durante reunião na manhã desta sexta-feira (27), realizada no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcus Pinheiro reafirmou seu posicionamento favorável à Polícia Comunitária, destacando o respaldo das ações preventivas de combate à criminalidade na área de segurança pública.
Pinheiro, que possui especialização na área, acompanhou juntamente com o secretário estadual de Defesa Social, Diógenes Tenório, uma explanação feita por integrantes do Núcleo de Polícia Comunitária sobre as ações da filosofia comunitária desenvolvidas em Alagoas.
O objetivo do comandante-geral foi conversar com o secretário sobre os projetos e investimentos que podem ser dirigidos ao policiamento preventivo, bem como a formação de parcerias com o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal visando o fortalecimento das ações de prevenção ao crime.
Apresentação
O chefe do Núcleo de Polícia Comunitária, major Alexandre Costa falou dos avanços do policiamento comunitário desde a implantação da primeira Base Comunitária de Segurança (BCS), a do Conjunto Selma Bandeira em 2009, da necessidade de instalação de novas bases, e da urgência em investir na prevenção.
“Se não houver um trabalho preventivo agora, teremos uma realidade preocupante em relação à juventude daqui a dez anos. Temos uma demanda considerável de pedidos para instalação de bases no interior e na capital, mas dependemos de efetivo para isso”, disse Costa. Atualmente existem seis bases, distribuídas em bairros e conjuntos habitacionais de Maceió.
Na oportunidade, o sargento Hamilton Eliziário, gestor da BCS Selma Bandeira apresentou sua experiência, além das ações e projetos desenvolvidos pela BCS junto à comunidade. “É um trabalho que admiro e gosto de fazer. Antes neste conjunto íamos para isolar área de crime, hoje temos uma relação de proximidade e respeito com a comunidade. Lamento estar perto de ir para a inatividade”, declarou Eliziário,que já completou 29 anos na atividade.
Encerando a explanação, a tenente Iris Dayana, integrante do Núcleo de Policia Comunitária, falou sobre a implantação do programa do governo federal - Crack, é possível vencer! - explicando como será a atuação dos policiais militares, que juntamente com representantes de outros órgãos de segurança, atuarão em bases móveis identificando possíveis usuários e realizando encaminhamento para tratamento, além da realização de palestras esclarecedoras no combate às drogas.
Análise
O comandante-geral agradeceu a explanação do Núcleo solicitando ao secretário que avaliasse as informações apresentadas tendo em vista a possibilidade da implementação de ações que invistam no policiamento preventivo.
O secretário enalteceu a iniciativa da Polícia Militar de Alagoas em aderir ao policiamento comunitário comprometendo-se em analisar a solicitação e diante das possibilidades da Secretaria de Defesa Social viabilizar investimentos específicos para a prevenção à criminalidade.
“Preciso analisar dados e este debate terá prosseguimento. Irei me reunir com o comandante-geral, com o coronel Vinicius e com o coronel Lima Junior para um realinhamento de nossos posicionamentos frente ao pleito aqui defendido”, assegurou Tenório.
A reunião também contou com as presenças do subcomandante-geral da PM, coronel Luiz Carlos Ferreira; do chefe do Estado Maior Geral (EMG), coronel Ricardo Santana; do comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Lima Junior; do diretor de Políticas Públicas da SEDS, coronel Marcos Vinícius e de oficiais das seções do EMG e de outros setores do QCG.
Últimas notícias

Usuário de drogas é executado a tiros no retorno do Monte Verde, em Antares

Desaparecido há dias, homem é encontrado morto e amarrado em jangada no Litoral Norte de Alagoas

Caso Ana Beatriz: corpo da adolescente é localizado durante novas buscas no Litoral Norte

Vigilância Sanitária de Arapiraca orienta sobre comercialização de creme dental proibido pela Anvisa

Peixe carnívoro deixa homem ferido nas águas do Rio São Francisco em AL

Ações da PM apreendem três armas de fogo e 1,3 kg de drogas no interior
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
