SUS tem novo remédio para tratamento da esclerose múltipla
Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (1º) no Diário Oficial da União incorpora o fingolimode no tratamento para esclerose múltipla oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até então, a rede pública oferecia apenas três medicamentos para a doença (betainterferonas, glatirâmer e natalizumabe).
O fingolimode já tem a comercialização autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em maio, entidades que defendem pacientes com esclerose múltipla cobraram do governo a incorporação do tratamento no rol de serviços oferecidos pela rede pública.
O medicamento é de uso oral, o que dá qualidade de vida aos pacientes por reduzir a dependência da medicação injetável, que requer cuidados especiais para conservação.
Dados da Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região mostram que, em todo o Brasil 1.600 pessoas recebem o fingolimode judicialmente. O remédio custa R$ 6 mil por mês.
No Brasil, mais de 35 mil pessoas têm esclerose múltipla. De acordo com a associação, a maioria dos pacientes consegue levar uma vida normal, sem redução da expectativa de vida, caso siga corretamente o tratamento.
Últimas notícias

Quem são as brasileiras presas por chefiar rede de prostituição em Lisboa

Ricardo Nezinho destaca criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa

Policial militar influencer é advertida por publicar vídeo lavando viatura

Homem suspeito de adquirir carro roubado em Coruripe é preso em Maceió
![[Vídeo] Contra falta d’água, moradores bloqueiam AL-105 em Matriz de Camaragibe](https://img.7segundos.com.br/M7bArfKewdf-kkuAj9wrEpkkTFs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-04-09-at-092937.jpeg)
[Vídeo] Contra falta d’água, moradores bloqueiam AL-105 em Matriz de Camaragibe

Suspeito de estuprar enteada durante três anos é preso no Clima Bom
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
