TJ mantém bloqueio em contas de Maceió para tratamento de criança
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) manteve o bloqueio de R$ 20.563,88 das contas do Município de Maceió, em razão de o ente público não haver fornecido tratamento para uma criança com microcefalia e paralisia cerebral. A decisão, de relatoria do desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa quinta-feira (3).
De acordo com os autos, o município foi condenado a fornecer cadeira de rodas, colchão de ar antiescaras e aspirador portátil de secreção para a criança. A Justiça determinou ainda o fornecimento mensal e por tempo indeterminado de frascos de suplemento alimentar, sondas de aspiração e fraldas descartáveis, entre outros itens.
O município não cumpriu a decisão e teve R$ 20.563,88 bloqueados de sua conta, a pedido da Defensoria Pública do Estado. Objetivando o desbloqueio da quantia, o ente público ingressou com agravo de instrumento no TJ/AL. Alegou que os produtos possuem especificações que “superam os limites daquilo que é necessário à manutenção da vida digna, razão pela qual arcar com seus custos implicaria o não atendimento das demais necessidades da sociedade”.
Ao analisar o caso, a 1ª Câmara Cível negou provimento ao agravo, mantendo o bloqueio do valor. Para o relator do processo, a exigência da indicação de fornecedores está em “frontal colisão com uma importante garantia constitucional, qual seja, a vida da agravada, considerando-se que esta necessita de elementos básicos para sobreviver de forma minimamente digna, na tentativa de diminuir a condição desumana que diariamente lhe é imposta".
Últimas notícias

Galpão desaba no estacionamento de Jaraguá; há registro de feridos

Alagoas busca investidores no Oriente Médio durante missão internacional

PM orienta colega a desviar ângulo de câmera corporal durante ação que terminou com jovem morto

Cannes 2025: Wagner Moura ganha prêmio de melhor ator, e Kleber Mendonça Filho, de melhor diretor

Governo de Alagoas amplia investimentos na modernização e mecanização rural

Moradores protestam contra falta d'água no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
