Sem repasses, funcionários ameaçam fechar emergência do Hospital

A crise no Hospital Regional Santa Rita em Palmeira dos Índios foi o tema principal da reunião realizada ontem à noite (14) entre a direção da unidade, profissionais médicos e mordomos da instituição. Durante o encontro foi apresentado um relatório detalhado dos ativos e passivos, além das medidas que serão encaminhadas para que o município possa regularizar os repasses mensais devidos ao hospital.
Os diretores, profissionais e a mordomia decidiram acionar os gestores municipais e estaduais, Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Ministério da Saúde, Câmara Municipal/Comissão de Saúde, entre outros, para garantir que os recursos que pertencem ao Santa Rita sejam transferidos regularmente todo mês.
Outra medida que também ficou decidida durante a reunião foi o aviso antecipado de fechamento de alguns serviços, como a porta de emergência da unidade, por exemplo, caso não haja regularidade nas transferências. “Esse dinheiro não pode ficar preso nos cofres da Prefeitura, porque dificulta o trabalho do hospital e compromete a assistência aos palmeirenses e alagoanos desta região” criticou a mordomia.
Até o momento, nenhum membro da equipe financeira do município ou até mesmo o prefeito James Ribeiro se manifestaram sobre o caso. De acordo com a legislação preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o município polo como é o caso de Palmeira dos Índios pode ser até desabilitado pelo Ministério da Saúde pelo fato de não transferir os recursos destinados à assistência até o quinto dia útil de cada mês.
Os recursos depositados pelos governos federal e estadual mensalmente no Fundo Municipal de Saúde também pertencem aos municípios da região, que aportaram parte do financiamento da saúde para atendimento hospitalar, média e alta complexidade. “Daí o motivo do Hospital Santa Rita ser uma unidade de referência nesta região. Precisamos que os gestores municipais regularizem os repasses mensais ou iremos inviabilizar os nossos serviços e a assistência à população” defendeu a direção.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
