Exposição destaca ícones cariocas, do souvenir ao design contemporâneo
O Rio de Janeiro, uma das cidades mais facilmente identificadas pelos ícones de suas paisagens, tem hoje essas imagens cada vez mais reproduzidas em objetos, criados por designers nacionais e internacionais. Artefatos originalmente concebidos como souvenirs para turistas foram aos poucos se incorporando ao gosto do carioca e passaram a ser produzidos por marcas de moda.
Essa evolução das representações da cidade pode ser vista na exposição Com o Rio da Cabeça aos Pés: sem Medo de Ser Kitsch, aberta ao público hoje (16), no Centro Carioca de Design, espaço cultural vinculado ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). A exposição mostra como esses produtos são usados para enaltecer a alma carioca e para construir a identidade do morador do Rio.
A designer e historiadora Isabella Perrota é a responsável pela concepção e curadoria da mostra. Segundo ela, no caso do Rio de Janeiro, o souvenir antecede a própria história do turismo, como atividade organizada, na cidade. “Litografias que representavam o Rio serviam de souvenir para os visitantes, ainda no século 19”, conta a curadora, que há anos vem pesquisando o tema.
Para Isabella, a forma como os ícones cariocas são vistos evoluiu com o passar dos anos. “Esses objetos hoje não são mais considerados cafonas, como durante muito tempo o souvenir era visto. Hoje são desenvolvidos por designers contemporâneos, marcas de moda, de produtos da linha jovem. Enfim, todo mundo usa o Rio de Janeiro”, destaca.
Como marca, o Pão de Açúcar é a maior referência nacional e internacional do Rio de Janeiro. Em objetos, porém, os mais reproduzidos são o Cristo Redentor e as calçadas de Copacabana. “O Cristo é ele próprio, em miniatura. Já o calçadão tem a vantagem de virar uma estampa; vira toalha, camiseta, canga”, explica Isabella Perrota.
Porcelanas produzidas na Europa, nos anos 20 do século passado, e um ensaio fotográfico sobre a venda de rua dos produtos do Rio também fazem parte da exposição, que fica em cartaz até 30 de agosto, com entrada franca.
A visitação é de segunda-feira a sábado, das 12h às 19h, no Centro Carioca de Design, que fica na Praça Tiradentes, centro do Rio.
Últimas notícias
Chico Filho cobra providências da concessionária Sanama por prejuízos no bairro da Santa Lúcia
Corpo de homem é encontrado semienterrado em área de mata no município de Rio Largo
Junqueiro é destaque em Brasília com articulação por mais avanços e investimentos
Neymar Jr. posta Bíblia do Batman e causa controvérsia na web: veja
Geosexual? Kesha diz fazer celibato “exceto quando está na Itália”
Polícia coleta amostras para exames toxicológicos de agente preso por matar colegas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
