Onda de roubos de celulares faz triplicar procura por resgate de chips

As empresas de telefonia estão com os trabalhos redobrados em virtude do alto índice de roubos e furtos de celulares, em Arapiraca. Isso porque a demanda de clientes que buscam as lojas para resgatar os números de telefone aumentou nos últimos meses.Embora não represente nenhum prejuízo para as operadoras, o cenário serve de alerta para quem tem aparelhos celulares.
O funcionário de uma operadora, com loja do centro da cidade, Denilson Melo, explica que de dez pessoas que procuram o serviço, oito foram alvo de ladrões. Ele afirma que a média costumava ser de até cinco pessoas por dia, mas, desde fevereiro, este número subiu para 15. “Quando tem festas aumenta a procura”, ele explica uma vez que nos eventos os roubos são ainda mais freqüentes.
O procedimento para o resgate é simples: basta ir à loja com um documento de identidade com foto e o CPF. Caso os documentos pessoais tenham sido roubados, é necessário levar o boletim de ocorrência. Não é cobrado nenhum valor a mais pelo serviço.
A estudante Elizane Santos, de 16 anos, teve o celular roubado, em junho, quando chegava em casa. Na rua, um homem de moto se aproximou, e exigiu o celular dela. Ao entregar o equipamento, o criminoso pediu dinheiro, como ela não tinha, ele disse para ela seguir. “Ele mostrou a arma, que estava na cintura dele, e me mandou ir embora sem olhar pra trás, se não ele iria atirar em mim”, relembra.
Elizane optou por não fazer o boletim de ocorrência, mas procurou uma loja para recuperar os dados do telefone roubado. “No mesmo dia do assalto, eu liguei pra a operadora e mandei bloquear o chip, e depois fui lá (na loja) e recuperei novamente”, explica.
Os adolescentes são um alvo fácil e cada vez mais comum para os assaltantes. A afirmação é do comandante do 3º Batalhão de Policiamento Militar de Arapiraca, o coronel Thúlio Emery. Por isso, o Pelotão Escolar tem realizado palestras nas escolas para orientar os estudantes acerca da importância de não andar em via pública com o celular à vista (o fone no ouvido também chama a atenção dos bandidos).
Campanha de combate ao roubo de celulares
Para tentar ainda reduzir o índice de casos de roubos e furtos de celulares, o 3º BPM vai realizar uma campanha educativa para alertar a população. A idéia é conscientizar a sociedade sobre o bloqueio do celular, não somente o chip, mas o aparelho em si, por meio de um código localizado na bateria do telefone, o IMEI. “Todo celular tem o IMEI. Sempre que o cidadão tiver sido lesado, ele tem que entrar em contato com a operadora, informar o código e bloquear o aparelho”, orienta Emery.
Com o aparelho bloqueado, resta aos bandidos venderem as peças para lojas que fazem manutenção de celulares. Para também combater esta prática, as empresa que prestam esse tipo de serviço serão fiscalizadas e todo material sem nota fiscal será apreendido. Segundo Thulio Emery, a proposta é encerrar todo o ciclo que é realizado após um celular ser tirado da vítima e, assim, reduzir esse tipo de crime.
A previsão é de que a campanha seja iniciada em agosto deste ano. Para a abordagem das lojas, a Polícia Militar irá contar também com o apoio da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda e da Prefeitura de Arapiraca.
Últimas notícias

Chegada de Dudu Hollanda à Assembleia Legislativa joga Galba Novaes de escanteio

Alfredo Gaspar deixará o União Brasil se o partido firmar aliança com Lula

Últimos dias de inscrição para os cursos online e gratuitos em acessibilidade audiovisual

Bolsonaro põe tornozeleira, nega fuga e diz sofrer 'suprema humilhação'

Idealizada por Marina Candia, exposição celebra mulheres históricas de Alagoas por meio da moda

Moradores do Planalto II denunciam queima frequente de pneus em terreno baldio de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
