Arapiraca

Onda de roubos de celulares faz triplicar procura por resgate de chips

Por Clau Soares, especial para o 7Segundos 19/07/2014 08h08
Onda de roubos de celulares faz triplicar procura por resgate de chips
Hábito de falar ao celular na rua pode atrair ladrões. - Foto: Josival Menezes/7Segundos

As empresas de telefonia estão com os trabalhos redobrados em virtude do alto índice de roubos e furtos de celulares, em Arapiraca. Isso porque a demanda de clientes que buscam as lojas para resgatar os números de telefone aumentou nos últimos meses.Embora não represente nenhum prejuízo para as operadoras, o cenário serve de alerta para quem tem aparelhos celulares.

O funcionário de uma operadora, com loja do centro da cidade, Denilson Melo, explica que de dez pessoas que procuram o serviço, oito foram alvo de ladrões. Ele afirma que a média costumava ser de até cinco pessoas por dia, mas, desde fevereiro, este número subiu para 15. “Quando tem festas aumenta a procura”, ele explica uma vez que nos eventos os roubos são ainda mais freqüentes.

O procedimento para o resgate é simples: basta ir à loja com um documento de identidade com foto e o CPF. Caso os documentos pessoais tenham sido roubados, é necessário levar o boletim de ocorrência. Não é cobrado nenhum valor a mais pelo serviço.

A estudante Elizane Santos, de 16 anos, teve o celular roubado, em junho, quando chegava em casa. Na rua, um homem de moto se aproximou, e exigiu o celular dela. Ao entregar o equipamento, o criminoso pediu dinheiro, como ela não tinha, ele disse para ela seguir. “Ele mostrou a arma, que estava na cintura dele, e me mandou ir embora sem olhar pra trás, se não ele iria atirar em mim”, relembra.

Elizane optou por não fazer o boletim de ocorrência, mas procurou uma loja para recuperar os dados do telefone roubado. “No mesmo dia do assalto, eu liguei pra a operadora e mandei bloquear o chip, e depois fui lá (na loja) e recuperei novamente”, explica.

Os adolescentes são um alvo fácil e cada vez mais comum para os assaltantes. A afirmação é do comandante do 3º Batalhão de Policiamento Militar de Arapiraca, o coronel Thúlio Emery. Por isso, o Pelotão Escolar tem realizado palestras nas escolas para orientar os estudantes acerca da importância de não andar em via pública com o celular à vista (o fone no ouvido também chama a atenção dos bandidos).

Campanha de combate ao roubo de celulares
Para tentar ainda reduzir o índice de casos de roubos e furtos de celulares, o 3º BPM vai realizar uma campanha educativa para alertar a população. A idéia é conscientizar a sociedade sobre o bloqueio do celular, não somente o chip, mas o aparelho em si, por meio de um código localizado na bateria do telefone, o IMEI. “Todo celular tem o IMEI. Sempre que o cidadão tiver sido lesado, ele tem que entrar em contato com a operadora, informar o código e bloquear o aparelho”, orienta Emery.

Com o aparelho bloqueado, resta aos bandidos venderem as peças para lojas que fazem manutenção de celulares. Para também combater esta prática, as empresa que prestam esse tipo de serviço serão fiscalizadas e todo material sem nota fiscal será apreendido. Segundo Thulio Emery, a proposta é encerrar todo o ciclo que é realizado após um celular ser tirado da vítima e, assim, reduzir esse tipo de crime.

A previsão é de que a campanha seja iniciada em agosto deste ano. Para a abordagem das lojas, a Polícia Militar irá contar também com o apoio da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda e da Prefeitura de Arapiraca.