Renan Filho ouve empresários do setor sucroalcooleiro
Reunido com a diretoria da Cooperativa dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas, o candidato a governador de Alagoas, deputado federal Renan Filho (PMDB), ouviu, nesta segunda-feira, 21, as demandas do setor, que ainda é o maior empregador do estado – 120 mil empregos diretos –, apesar das dificuldades. "A crise do setor sucroalcooleiro é a crise de Alagoas", resumiu o peemedebista.
Renan Filho recordou aos empresários que, ao lado do senador Renan Calheiros, vem fazendo a defesa da categoria há anos. Sobre a crise financeira que está fechando as portas de usinas, o candidato assegurou que vai continuar perseverando para que as reivindicações deles cheguem ao governo federal. O segmento deseja incentivos para que o mercado interno e externo voltem a consumir o etanol.
"Vamos olhar sempre de modo social para o setor sucroalcooleiro. Ele tem uma importância social essencial para Alagoas. O setor permite que o homem do campo fique lá, evitando o inchaço social de Maceió. O drama do setor é o drama de Alagoas", fundamentou o candidato.
Como o segmento sucroalcooleiro ainda é o setor econômico mais importante de Alagoas, é preciso que se encontrem meios que possam garantir a sobrevivência e a retomada do apogeu produtivo do início do século 20. "Precisamos descomprimir o Produto Interno Bruto [PIB] alagoano e o setor tem papel importante neste campo", completou Renan Filho.